Robert Francis Prevost foi eleito, nesta quinta-feira (8), o novo Papa da Igreja Católica. O norte-americano de 69 anos, que adotou o nome de Leão XIV, era próximo ao Papa Francisco. Os dois guardam uma curiosidade em relação ao futebol.
O Papa Francisco era torcedor do San Lorenzo, tradicional clube argentino. O ex-pontíficie, nascido na Argentina, tinha relação próxima ao futebol e recebeu a equipe de Almagro no Vaticano após o título da Libertadores de 2014.
O Papa Leão XIV chegou ao Peru no ano de 1985 como sacerdote da Ordem de Santo Agostinho onde ficou até 1986. Retornou ao país sul-americano em 1988 onde permaneceu por dez anos.
Em 2014 foi nomeado por Francisco como administrador da Diocese de Chiclayo, no Peru. No ano seguinte, foi nomeado Bispo da cidade peruana.
Chiclayo é uma cidade localizada no norte do Peru e é o quarto município mais populoso do país. A cidade tem um time com o mesmo nome do Papa: San Lorenzo.
O modesto Club Deportivo San Lorenzo de Almagro foi fundado em 1928. O time atualmente disputa divisões amadoras na pirâmide do futebol peruano.
Esporte preferido
Apesar da curiosidade, o Papa Leão XIV não tem o futebol como esporte predileto. O estadunidense afirmou tem o tênis como esporte preferido.
“Me considero um grande aficionado por tênis. Mas desde que deixei o Peru tive poucas ocasiões de jogar, então espero voltar às quadras em algum momento”, afirmou o então cardeal Robert Prevost em uma declaração repercutida tanto pelo jornal argentino La Nación quanto pelo site Pillar Catholic.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Leão XIV e Francisco: saiba como os papas têm curiosidade ligada ao futebol no site CNN Brasil.