Paraná é o 3º estado mais inovador do Brasil

Paraná é o 3º estado mais inovador do Brasil

O Paraná é o 3º estado com a economia mais inovadora do País, segundo o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), divulgado pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O levantamento agrega 74 indicadores, que são distribuídos em sete pilares: instituições, capital humano, infraestrutura, economia, negócios, conhecimento e tecnologia, e economia criativa.

Veja mais:

  • Exportação de café no Paraná tem maior desempenho em 12 anos

Esses pilares são divididos em 21 dimensões, como investimentos, educação, sustentabilidade, criação de conhecimento, entre outros. Medido por um número que varia de zero a um, a nota final do Paraná foi de 0,406 – ficando atrás de Santa Catarina (0,415) e São Paulo (0,891). Entre os destaques do Paraná estão a economia criativa (conversão de insumos em produtos de inovação), capital humano (união do ensino básico, superior e P&D) e negócios (força de trabalho qualificada e apoio à inovação).

Na avaliação do secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, o investimento em ciência e tecnologia está ligado ao reconhecimento.

O índice brasileiro é a sexta relação nacional criada a partir da metodologia IGI (Índice Global de Inovação). Em todo o mundo, possuem índices próprios apenas a União Europeia, China, Índia, Colômbia e o Vietnã. Esta listagem é publicada desde 2007 e classifica 132 países a partir das potencialidades e desafios. Na edição mais recente, em 2023, o Brasil ficou entre os 50 primeiros no ranking mundial e na primeira posição no ranking regional (América Latina e Caribe). O presidente do INPI, Júlio César Moreira, explica que o levantamento quer entender o cenário de inovação no Brasil.

As regiões Sudeste e Sul concentram a inovação no Brasil, com estados ocupando sete das oito primeiras posições da classificação geral, já as regiões Norte e Nordeste estão concentradas na parte inferior do levantamento. 

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.