É #FAKE que mulher de Gilmar Mendes agrediu repórter em entrevista


Diferentemente do que as publicações afirmam, a agressora que aparece no vídeo não é casada com o ministro do STF; trata-se de uma ex-procuradora-geral da Câmara de Vereadores de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Mulher que agride repórter não é a esposa de Gilmar Mendes
G1
Circula nas redes sociais o vídeo de uma mulher que, durante uma entrevista ao vivo, agride um repórter de TV. As publicações identificam a mulher como sendo Guiomar Mendes, esposa do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e dizem que integra conselho da Usina de Itaipú. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação falsa?
Uma publicação de 28 de abril de 2025 no TikTok, que já alcançou mais de 257 mil visualizações, mostra uma mulher concedendo uma entrevista à Band. Em determinado momento, o repórter pergunta: “Você não acha [isso] imoral diante da situação que o país vive?”. Ela, então, retruca: “Se você acha a Constituição imoral, o problema é seu”.
A legenda diz: “Mulher de Gilmar Mendes numa entrevista ao repórter da Band, sobre a nomeação dela no conselho de Itaipu (R$ 37.000 por mês, para ir 6 vezes ao ano). Onde vamos parar?”.
⚠️ Por que conteúdo é falso?
Ao Fato ou Fake, o gabinete de Gilmar Mendes negou que a mulher mostrada no vídeo viral seja a advogada Guiomar Mendes, esposa do ministro. Desmentiu também que ela ocupe uma posição no conselho administrativo da Usina de Itaipu.
Para investigar a origem do vídeo usado na publicação mentirosa, o Fato ou Fake fragmentou o material em vários frames (imagens estáticas). Em seguida, foi feita uma busca reversa com os cortes no Google Lens, ferramenta que indica publicações anteriores desses conteúdos na internet. A pesquisa apontou uma entrevista concedida, em 2017, por Alice Ribeiro, então procuradora-geral da Câmara Municipal de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Durante a conversa, ela defendeu o aumento de 19,8% no salário dos vereadores, mas se irritou ao ser questionada sobre a moralidade da medida. Em resposta, disse que o repórter era “capcioso” e que, se ele considerava que a Constituição imoral, o problema era dele. O reajuste elevaria o salário dos vereadores para R$ 18.007,88, mas foi posteriormente suspenso pela Justiça.
O Conselho de Administração da Usina de Itaipu tem 14 membros, entre conselheiros e representantes do governo do Brasil e do Paraguai. O nome de Guiomar Mendes não aparece na lista de integrantes disponível no site oficial da usina binacional.
Mulher que agride repórter não é a esposa de Gilmar Mendes
G1
Veja também
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito
Adicionar aos favoritos o Link permanente.