Mariposa do imperador, uma das maiores do mundo em envergadura de asas, é flagrada no Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo


Espécie habita trechos de florestas altamente conservados como Amazônia e Mata Atlântica. Mariposa do imperador é encontrada no Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo
Rominique Schimidt
Uma das maiores mariposas do mundo em envergadura de asas, a Thysania agrippina foi registrada no final do mês de abril, no Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e localizada em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
Conhecida popularmente como “bruxa branca” ou “mariposa do imperador”, a espécie impressiona pelo tamanho: a envergadura das asas pode ultrapassar 30 centímetros, o que a torna uma das maiores já descritas pela ciência.
Mesmo com o porte grande, a mariposa consegue se camuflar nas árvores, devido as suas cores branca e cinza. Outra curiosidade é a sua estratégia de defesa: além da camuflagem, o animal possui um notável um sistema auditivo altamente sensível que lhe permite captar os sons ultrassônicos emitidos por morcegos, seus principais predadores naturais, e fugir antes de um possível ataque.
No Parque Estadual dos Três Picos, a mariposa do imperador foi fotografada pelo coordenador do Núcleo de Montanhismo da unidade de conservação, Rominique Schimidt.
O Parque é a maior unidade de conservação da categoria no estado do Rio, com cerca de 65 mil hectares, distribuídos entre municípios como Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu. A presença de espécies como a Thysania agrippina reforça a importância da manutenção e do fortalecimento dessas áreas protegidas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.