“Ônibus do papa”: Prevost é também uma marca centenária de veículos

O papa Leão XIV foi eleito no conclave de 2025 e é o primeiro americano ocupar o cargo. Nascido como Robert Francis Prevost, o pontífice é filho de Louis Marius Prevost, que tem ascendência francesa, e de Mildred Martínez, de origem espanhola. O sobrenome Prevost é incomum no Brasil, mas além de pertencer ao novo papa, tem uma ligação ao meio automotivo: é uma marca centenária que produz ônibus e motorhomes.

A família Prevost é de origem francesa. Assim como o lado paterno do Papa Leão XIV, também foi a origem de Eugene Prevost, um artesão franco-canadense especializado em móveis para igrejas e escolas. Em 1924, ele fez um bem sucedido projeto para um ônibus, atraindo atenção de outros clientes.

A primeira fábrica dedicada da marca surgiu entre 1937 e 1939 na cidade de Sainte-Claire, Quebec, com capacidade para montar dez carrocerias por ano. Inicialmente, os ônibus utilizavam estrutura de madeira, que passou a ser totalmente metálica em 1945.

Em 1957, a empresa foi rebatizada de Prevost Car e na década seguinte começou a exportar para os Estados Unidos. Nos anos 70, ganhou espaço no mercado americano com o ônibus LeMirage, com opções de transporte rodoviário e turismo.


Prevost H3-45: um dos principais modelos da marca canadense
Prevost H3-45: um dos principais modelos da marca canadense • Divulgação

Em 2004 a Prevost foi comprada pela Volvo e incorporou tecnologias e motores da marca sueca, como o motor Volvo D13 e a transmissão automatizada I-Shift. Nos anos 2000, a linha foi atualizada com os modelos XL-II e X3-45, além da oferta do Volvo 9700 para o mercado norte-americano.

Aos 101 anos, a  Prevost mantém operações na América do Norte, com centros de peças e serviços espalhados pelos EUA e Canadá. A linha de modelos inclui os X3-45 e H3-45, ambos recentemente atualizados. Além dos ônibus, também produz modelos de motorhome.

Se o Prevost será ônibus do papa Leão XIV, não sabemos. Mas a Prevost já é o ônibus do presidente dos Estados Unidos. É que a montadora forneceu um ônibus blindado que pertence à frota da Casa Branca. Conhecido como Ground Force One, o veículo é utilizado para transporte de autoridades.


Prevost H3-45 VIP: ônibus blindado pertence à frota da Casa Branca
Prevost H3-45 VIP: ônibus blindado pertence à frota da Casa Branca • Creative Commons

O destaque a marca atual é o H3-45, um ônibus rodoviário de alto padrão que traz um novo painel de instrumentos digital colorido. Há coluna de direção ajustável, pensada para reduzir a fadiga do motorista em viagens longas.


Primeiro ônibus criado pela Prevost em 1924 foi recriado para celebrar 100 anos da marca
Primeiro ônibus criado pela Prevost em 1924 foi recriado para celebrar 100 anos da marca • Divulgação

Na iluminação, os faróis de LED estão 40% mais potentes e os limpadores de para-brisa agora oferecem 70% mais área de cobertura. O interior tem  cabine mais ampla, janelas de novo layout e iluminação interna 50% mais forte, incluindo opção de luzes RGB configuráveis.  O modelo segue equipado com motor Volvo D13 e oferece itens opcionais como câmeras 360°, e espelhos digitais (eMirrors).

Papa Leão XIV já veio ao Brasil; veja locais que ele visitou

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Ônibus do papa”: Prevost é também uma marca centenária de veículos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.