
Dez pessoas envolvidas no grave acidente envolvendo um trem e outros veículos na manhã desta quinta-feira, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foram ouvidas pela Polícia Civil. Durante os depoimentos de funcionários da empresa responsável pela linha férrea e de testemunhas que presenciaram a colisão, a polícia ouviu versões contraditórias sobre a sinalização sonora da composição.
Segundo o delegado Lucas Maia, responsável pelas investigações, a empresa diz que todo o protocolo foi seguido, já testemunhas e vítimas da colisão afirmam que não ouviram a buzina no momento da passagem da locomotiva.
Ainda de acordo com a polícia, no momento do acidente o semáforo estava verde para os motoristas e motociclistas, porém o conjunto semafórico não existe para os maquinistas. O acidente no cruzamento das Avenidas Ayrton Senna e Camilo de Lellis, envolveu um trem e outros quatro veículos. Um motociclista morreu no local e outras duas pessoas foram levadas para atendimento com ferimentos moderados e graves.
Além da moto, dois carros se envolveram na batida após serem arrastados pela carreta, carregada com farinha de trigo. O motorista de um deles, Madson, relatou que o caminhão avançou a linha férrea. Ele não se feriu.
Imagens de câmera de segurança registraram a batida. Além disso, a concessionária da ferrovia divulgou imagens do momento do acidente gravadas da cabine do maquinista. O registro foi às 6h31 e, nele, é possível ouvir a buzina da locomotiva mais de uma vez. De acordo com o capitão Teodoro, do Corpo de Bombeiros, a gravidade do acidente poderia ter deixado mais vítimas.
As investigações continuam e outras pessoas devem ser ouvidas nos próximos dias, segundo a polícia.
O Inquérito deve ser concluído em 30 dias. A concessionária responsável pela linha férrea divulgou um novo posicionamento, no final do dia (quinta-feira).
Nota à Imprensa
A concessionária lamenta profundamente o acidente que resultou em um óbito na manhã desta quinta-feira (08/05), em Pinhais (PR). Um caminhão, de forma imprudente e em total desrespeito às leis de trânsito, atravessou a preferencial de uma Passagem em Nível devidamente sinalizada, levando à colisão que envolveu o trem e mais três veículos, além do próprio caminhão.
O maquinista do trem, seguindo os procedimentos operacionais, acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar o impacto devido à iminência da colisão. Equipes da concessionária foram rapidamente mobilizadas, enquanto o Corpo de Bombeiros prestou os primeiros atendimentos às vítimas. Os demais feridos já estão sob cuidados médicos apropriados.
A concessionária ressalta que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea sempre tem preferência, sendo infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente.
E esclarece, adicionalmente, que a operação dos semáforos rodoviários adjacentes ao cruzamento ferroviário não são de sua responsabilidade.
A empresa informa que se empenha continuamente na conscientização e prevenção de acidentes, realizando diversas campanhas em vários municípios do Paraná. No entanto, mesmo com esses esforços, atitudes imprudentes infelizmente continuam a acontecer. A concessionária reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito, especialmente ao cruzar passagens em nível, e continua comprometida em intensificar suas iniciativas educativas para promover a segurança nas vias.
Assessoria de Imprensa da Rumo
Reportagem: Marlon Santiago e Bárbara Hammes