Projeto que oferece apoio a catadores é lançado em Curitiba

Projeto que oferece apoio a catadores é lançado em Curitiba

Curitiba recebe nesta sexta-feira (9) um projeto pioneiro no Brasil que oferece apoio gratuito e personalizado a catadores e catadoras autônomos de materiais recicláveis. A entrega oficial da unidade do Conexão Cidadã acontece às 11h, no Memorial de Curitiba, com a presença de autoridades federais, lideranças do setor e representantes locais.

Conforme a Fundação Banco do Brasil, a realidade dos catadores no Brasil atinge mais de um milhão de pessoas que, segundo o presidente da ANCAT, vivem em condição de invisibilidade e vulnerabilidade, conforme o presidente da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, Roberto Rocha

Ele também destaca o papel de reintegração social que o projeto promove por meio de atendimentos diretos aos trabalhadores.

O Conexão Cidadã é o primeiro escritório móvel em Curitiba com serviços de regularização de documentos, apoio psicossocial e assistência social. A unidade conta com sala de atendimento, banheiro, cozinha, espaço para mutirões e ações sociais em regiões estratégicas das cidades.

Essa é uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), com apoio da Secretaria-Geral da Presidência da República. O presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Morais, ressalta que o maior desafio do projeto é alcançar esses trabalhadores e conectar políticas públicas, como o registro civil.

O projeto já existe há mais de duas décadas e está presente em outras capitais como Recife, Aracaju, Belo Horizonte, Brasília e Belém.

Reportagem: Pâmela Fernandes com supervisão de Lorena Pelanda e Juliana Goss

Adicionar aos favoritos o Link permanente.