
O mercado de atividades físicas está em constante expansão. Em todo o Brasil, são mais de 64 mil empresas ativas, abrangendo academias, personal trainers e outros serviços fitness. O setor fatura por ano R$ 8 bilhões. Esse valor representa 0,13% de todo o PIB nacional e 3% da indústria de serviços brasileira.
No caso específico de academias, o número quase triplicou na última década, segundo informações do Panorama Setorial Fitness, elaborado pela Fitness Brasil em parceria com a EY Consultoria e a Armatore Market + Science. Em 2014, funcionam em todo o País 19 mil academias. Dez anos depois, são mais de 56 mil.
O Paraná é terceiro estado com maior número de academias, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Isso reflete a alta demanda por saúde e bem-estar. De acordo com o estudo Impulsiona Sebrae, elaborado pelo Sebrae do Paraná, o Estado conta com 2.428 academias ativas. Isso significa uma academia para cada 4.600 habitantes.
E dos 399 municípios paranaenses, apenas 65 não possuem academias. Somente Curitiba concentra 21% do total de academias, ou 513 estabelecimentos, o que ressalta a posição da cidade como um polo fitness reconhecido nacionalmente.
O crescimento do setor é impulsionado por fatores como a crescente conscientização sobre a importância da saúde e do bem-estar, a busca por qualidade de vida e o aumento do poder aquisitivo, especialmente em grandes centros urbanos.
Pesquisas apontam que o Brasil é o segundo País do mundo com maior número de academias de ginástica, perdendo apenas dos Estados Unidos. A grande competitividade se reflete no valor das mensalidades?
Com certeza! O elevado número de academias contribui para a oferta de mensalidades mais acessíveis. Com uma grande quantidade de estabelecimentos e uma concorrência intensa pelos alunos, o custo médio da mensalidade de academias no Brasil é de R$ 110, um dos mais baixos se comparado a outros países.
Acompanhando o crescimento do mercado, a rede paranaense Force One, que conta com 16 unidades em operação e mais de 37 mil alunos matriculados, vai inaugurar amanhã a sua terceira academia em Curitiba, localizada na Rua Mateus Leme, no Bairro Ahu. Só para se ter uma ideia, em cinco meses, a rede inaugurou três academias na capital paranaense. A unidade contará com dois andares, estacionamento próprio, mais de 200 equipamentos de musculação de última geração, sala multifuncional e sala de spinning.
E vale a pena destacar, que a rede Force One cresce a passos largos. Inaugurada na cidade de Cianorte, no noroeste do Paraná, em 2017, já está presente nas principais cidades do estado. Além de Curitiba, possui unidades em Londrina, Maringá, Cascavel e há previsão de inauguração em Guarapuava, Arapongas e uma quarta unidade em Curitiba ainda em 2025. Já em Santa Catarina, tem 8 academias em seis cidades e até o final do ano, serão mais de 20 unidades espalhadas pelos dois estados.