Ator de “Roque Santeiro” sobre o Retiro dos Artistas: “Importância vital”

O ator Rui Rezende, 87, conhecido por seu papel de professor Astromar Junqueira na novela “Roque Santeiro”, da TV Globo, de 1985, falou sobre sua mudança para o Retiro dos Artistas e a importância que o espaço tem para a comunidade artística.

Em entrevista exclusiva à CNN, ele disse que o complexo é “fundamental para todo o pessoal que trabalha na área artística. O estado de São Paulo, o mais rico da federação, não tem uma comunidade como essa aqui, então acho que é de uma importância vital para a gente aqui no Rio”.

Rui Rezende se mudou para o Retiro dos Artistas em 2019, após sua companheira escolher viver em Miami, nos Estados Unidos, para ficar perto da filha. Ele a acompanhou na adaptação no país, mas escolheu voltar por não estar mais apto a trabalhar para ajudar no sustento da família.

De volta ao Brasil, estava morando no apartamento da esposa em Belo Horizonte, Minas Gerais, mas o considerava muito grande e queria que ela colocasse o imóvel para alugar para conseguir uma renda com a propriedade.

Por se considerar um “lobo solitário”, ele disse que não tinha opções de amigos ou familiares para o abrigarem, então o Sindicato dos Artistas mineiro o auxiliou para que conseguisse uma vaga no Retiro dos Artistas.

O ator que participou de novelas como “Roque Santeiro” (1985), “Aquarela do Brasil” (2000), “Bang Bang” (2006) e “Zorra Total” (2011), contou à CNN que a mudança para o espaço não foi traumática, tendo aceitado que “isso agora é a vida”.

Rezende contou que já pensou em deixar o lugar mas que isso o relembra que não tem mais o vigor para trabalhar como antes e se manter — esse, então, seria um desejo do “ex Rui”.

De acordo com ele, em um dia comum no Retiro dos Artistas ele acorda, toma o café da manhã em casa — mesmo tendo a opção de se alimentar no refeitório com os outros moradores –, vê televisão, escreve páginas de seus livros e faz sua janta — pensando em deixar a comida para os outros artistas do local.

O intérprete do professor Astromar Junqueira ressaltou a importância do lugar que garante que os idosos tenham um “fim digno” com todo o amparo necessário para a velhice, como o atendimento médico e odontológico e os outros auxílios que o lugar oferece.

O Retiro dos Artistas atualmente é abrigo para famosos como a atriz e ex-vedete Iris Bruzzi, 90, (“Belíssima”), a cantora Flora Purim, 83, e os atores Rui Resende, 87, (“Roque Santeiro”), Jaime Leibovitch, 77, (“Alma Gêmea”) e Silvio Pozzato, 67, (“Pantanal”).

Recentemente, o ator Marcos Oliveira, 68, o Beiçola de “A Grande Família”, se emocionou ao ser recebido em uma casa na organização e narrou à CNN sua situação antes de encontrar o complexo.

Além deles, outros famosos que já morreram passaram pelo lugar, como Cláudio Corrêa e Castro, Maria Lúcia Dahl, Edyr de Castro, entre outros.

Retiro dos Artistas: entenda o que é o refúgio de estrelas aposentadas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ator de “Roque Santeiro” sobre o Retiro dos Artistas: “Importância vital” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.