Os pneus do carro são primordiais para segurança e bom funcionamento do veículo. A borracha ajuda na estabilidade do modelo e também pode tanto aumentar como reduzir o consumo de combustível.
O que muitas pessoas não sabem como ler um pneu e o que são as letras estampadas na banda de rodagem, chamadas de código DOT.
“É um conjunto de informações gravado na lateral do pneu que indica, de forma padronizada, dados essenciais sobre sua origem e fabricação”, explica a Bridgestone, empresa fabricante de pneus.
O DOT tem três elementos principais:
- Fábrica de origem (identificação do local onde o pneu foi produzido)
- País de fabricação
- Data de fabricação com são quatro dígitos (os dois primeiros indica a semana e os dois últimos, o ano). Exemplo: o código “2425” significa que o pneu foi fabricado na 24ª semana de 2025.

Uma outra informação importante é sobre o prazo de validade dos pneus. Eles precisam servir de parâmetro mesmo quando não houver uso.
Embora não haja uma legislação no Brasil que determine um prazo de vencimento, em média, os pneus têm cinco anos de garantia a partir da data da compra, comprovada pela nota fiscal.
“Recomenda-se uma verificação técnica após cinco anos da fabricação e, por segurança, não se recomenda o uso após 10 anos da data de fabricação”, ressalta a Bridgestone.
Vale a pena comprar pneus no supermercado? Entenda como fazer escolha
Este conteúdo foi originalmente publicado em Pneu vence mesmo sem uso? Entenda o DOT e a validade no site CNN Brasil.