
Pedidos de serviços relacionados à coleta de lixo e ao trânsito foram os principais registros da Central 156, da Prefeitura de Curitiba, em abril. Questões de iluminação pública, abordagem social de rua e árvores fecham o ranking das cinco principais demandas.
De acordo com balanço do município, foram mais de 63 mil solicitações registradas no mês, 5% a menos que no mesmo mês de 2024.
Ainda em abril, em relação às consultas por informações, foram mais de 1,4 milhão registradas – uma alta de 21% na comparação com o ano anterior. Os principais temas foram transporte coletivo, como dados de horário e rotas, além de saldo de cartão transporte e bilhetagem eletrônica.
- Leia também: DPE-PR lança canal para orientação sobre reembolso do INSS
Aplicativo é ferramenta mais usada
De acordo com a prefeitura, o aplicativo do 156 hoje é o principal meio de comunicação da população com o serviço. Em abril, 92% das demandas chegaram pela ferramenta lançada em 2019, um crescimento de 22% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Já o telefone correspondeu a 7,47%, o portal a 0,49%, e o chat a 0,30%. Todos estes canais registraram queda.
A Central 156
O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, pelos quatro canais de atendimento. Pela Central 156, moradores podem solicitar informações, fazer solicitações ligadas a serviços públicos e abrir protocolos de reclamações ou denúncias.
De acordo com a prefeitura, 99 funcionários monitoram a ferramenta.