Eleições para reitor da UFPR têm disputa de segundo turno

Eleições para reitor da UFPR têm disputa de segundo turno

As eleições para o novo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão ser decididas no segundo turno. A votação vai ocorrer na semana que vem, nos dias 18 e 19 de setembro.

Isso porque nenhuma das chapas atingiu mais de 50% dos votos na última consulta pública, finalizada nesta quarta-feira, 11. A Chapa 3 (Movimento UFPR), conduzida por Marcos Sunye e Camila Fachin, lidera com 44,03% dos votos.

Em seguida, ficou a Chapa 2 (Avança UFPR!), formada por Fernando Mezzadri, pró-reitor de Planejamento, e Cristina Rodrigues, com 29,78%. Por último, a Chapa 1 (Conexões com o Futuro), composta pela atual vice-reitora Graciela Bolzon e Alexandre Trovon, obteve 26,18% dos votos.

Antes da decisão, um último debate está previsto para a próxima semana, com data e horário a serem definidos. As eleições da UFPR funcionam como uma consulta pública, já que os nomes precisam ser nomeados pelo Presidente da República.

A lista tríplice deve ser apresentada ao governo federal junto aos resultados da votação interna, o que pode auxiliar na decisão. O maior número de votantes são os próprios estudantes, que compõem cerca de 80% do eleitorado. Entretanto, os servidores e professores têm voto com peso três.

Informação: Paula Bulka Durães, sob supervisão de Lorena Pelanda

Adicionar aos favoritos o Link permanente.