Citroën completa 1 milhão de carros feitos no Brasil; relembre os modelos

Marca número 13 do ranking de vendas no Brasil, a Citroën atingiu, na última segunda-feira (19), um marco relevante: a produção da unidade de número 1 milhão na fábrica de Porto Real, no sul do estado do Rio de Janeiro. A unidade comemorativa foi um exemplar do Citroën Basalt Shine na cor vermelho rubi. A planta da Stellantis no RJ se prepara para produzir um carro inédito em 2026.

A história da Citroën no Brasil começou nos anos 1920 com importadores e representantes que vendiam os modelos produzidos na França. Após o período de proibição na ditadura militar, a marca francesa voltou a operar no país em 1991 e teve como representante oficial Sérgio Habib, hoje presidente da JAC Motors. Mas a produção nacional só começou 20 anos depois.

O complexo industrial, atualmente integrante do Polo Automotivo Stellantis, iniciou suas atividades em 2001 com a fabricação do monovolume Citroën Xsara Picasso. Desde então, o local abrigou a produção de 11 modelos, incluindo sucessivas gerações do hatchback C3 e do SUV Aircross, além do C4 Cactus, entre outros. Além disso, também fabricou carros da Peugeot. Agora em 2025, a Citroën chegou ao carro número 1.000.000.

“A Citroën sempre imprimiu em sua história a sua busca constante em entregar design, conforto, inovação e o prazer de dirigir aos seus clientes, estando a bordo de um Citroën Xsara Picasso, um Citroën Aircross ou um Citroën Basalt”, disse Felipe Daemon, vice-presidente da marca Citroën para a América do Sul.

Para os próximos anos, Porto Real será o berço de outro carro importante para a Stellantis: o Jeep Avenger. Para isso, há o  plano de investimento de R$ 3 bilhões até 2030. O aporte visa ampliação da capacidade produtiva e integração de novos fornecedores. “Esse número reforça a importância estratégia da fábrica para a Stellantis na América do Sul e pavimenta o caminho para um futuro promissor”, diz Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis.

Citroën Basalt

Atualmente a planta produz três modelos da Citroën: C3, Aircross e Basalt. O último foi o escolhido para marcar o milionésimo carro fabricado. Com 4,34 de comprimento e distância entre-eixos de 2.64 metros, o Basalt se destaca pela coluna C bem saliente, que evoca um carro com visual esportivo e robusto ao mesmo tempo.

As lanternas chamam atenção pelo desenho que invade a lateral e, apesar de não serem em LED, criam uma assinatura luminosa. Outro detalhe do design são os “Color Touchs“, pequenos toques de cor que identificam visualmente as diferentes versões.


Citroën Basalt Shine T200 2025
Citroën Basalt Shine T200 2025 • Pedro Bicudo/Divulgação Citroën

O Basalt é oferecido com duas opções de motorização. A primeira é o motor 1.0 Firefly, que oferece até 75 cv de potência acoplado com câmbio manual de cinco marchas. Segundo a fabricante, é capaz de fazer até 14,6 km/l na estrada com gasolina. A outra opção motor Turbo 200, que entrega até 130 cv de potência e é acoplado a uma transmissão automática CVT de sete marchas, oferecendo três modos de condução: normal, Eco e Sport.

Para celebrar o Marco de 1.000.000 de carros produzidos, a a Citroën traz uma condição comercial especial comemorativa: bônus de até R$ 6 mil na troca do veículo usado, financiamento com taxas promocionais e prazos facilitados


• Pedro Bicudo/Divulgação Citroën

Veículos da Citroën fabricados no Brasil

 1° veículo produzido: Citroën Xsara Picasso
(lançamento industrial: dez/2000 e lançamento comercial: mar/2001)


Xsara Picasso foi primeiro carro da Citroën produzido no Brasil
Xsara Picasso foi primeiro carro da Citroën produzido no Brasil • Divulgação
  • 1ª geração: Citroën C3
    (lançamento industrial: abr/2003 e lançamento comercial: mai/2003)
  • Citroën Xsara Picasso
    (lançamento industrial: jun/2007 e lançamento comercial: ago/2007)
  • Citroën C3 Aircross
    (lançamento industrial e comercial: ago/2010)
  • Citroën C3 Picasso
    (lançamento industrial e comercial: mai/2011)
  • 2ª geração: Citroën C3
    (lançamento industrial e comercial: ago/2012)
  • 2ª geração: Citroën Aircross
    (lançamento industrial: nov/2015 e lançamento comercial: dez/2015)


Citroën C4 Cactus foi um SUV compacto produzido no Rio
Citroën C4 Cactus foi um SUV compacto produzido no Rio • Pedro Bicudo/Divulgação
  • Citroën C4 Cactus
    (lançamento industrial: jul/2018 e lançamento comercial: ago/2018)
  • 3ª geração: Citroën C3
    (lançamento industrial: jul/2022 e lançamento comercial: ago/2022)


Citroën C3 You 2025: motor turbo é o destaque
Citroën C3 You 2025: motor turbo é o destaque • Thiago Ventura/CNN
  • Citroën Aircross
    (lançamento industrial e comercial: nov/2023 (5L) e fev/2024 (7L)
  • Citroën Basalt
    (lançamento industrial: set/2024 e lançamento comercial: out/2024)

Novo Citroën C3 turbo ganha versão PCD e taxista; saiba preços

Este conteúdo foi originalmente publicado em Citroën completa 1 milhão de carros feitos no Brasil; relembre os modelos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.