Alunos da rede pública participam da Prova Paraná

Alunos da rede pública participam da Prova Paraná

A primeira edição de 2025 da Prova Paraná acontece nesta quarta e quinta-feira (21 e 22). A avaliação é destinada a turmas do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental I, do 6º ao 9º anos do Fundamental II e para o Ensino Médio da rede estadual e das redes dos 397 municípios que aderiram ao programa.

Ao todo, mais de 1 milhão de estudantes participam da iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). O exame faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep) e tem como principal objetivo diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes das redes públicas do Estado.

Os resultados obtidos através da Prova Paraná orientam  professores, equipes gestoras e as secretarias estadual e municipais de Educação na definição de estratégias pedagógicas. A meta é promover avanços no ensino e na aprendizagem, com base nos direitos de aprendizagem previstos nos documentos curriculares oficiais do Paraná.

Já os estudantes da Educação Especial contarão com condições adaptadas que asseguram acessibilidade e inclusão. Entre as medidas estão a aplicação de provas ampliadas, em Braile, com vídeos em Libras, entre outras adaptações.

A Seed-PR também disponibiliza materiais de apoio para a preparação dos estudantes, como guias pedagógicos e matrizes de descritores, acessíveis na página do programa. Além disso, desenvolveu o aplicativo “Corrige” para facilitar a correção dos gabaritos da Prova Paraná.

O acesso ao app é liberado para diretores, pedagogos, secretários e docentes da rede estadual, e para usuários cadastrados pelas secretarias municipais de educação.

APLICAÇÃO DAS PROVAS

As avaliações serão aplicadas no formato impresso, divididas em dois cadernos – um para cada dia de prova. No Caderno 1 serão avaliados os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Já o Caderno 2 avaliará os componentes específicos de cada fase de ensino: para o Fundamental serão Ciências, Geografia, História e Língua Inglesa; para o Médio, Filosofia, Biologia, Física, Química, Sociologia, Educação Financeira, Pensamento Computacional, entre outros, com variações conforme os Itinerários Formativos.

A exceção será para as provas das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, que serão divididas em Língua Portuguesa, no Caderno 1, e Matemática, no Caderno 2.

Informações: Camille Mocelin com supervisão de Francine Lopes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.