Paraná registra, pelo menos, seis focos ativos de incêndio

Paraná registra, pelo menos, seis focos ativos de incêndio

A Defesa Civil do Paraná registra, ao menos, seis focos ativos de incêndio no estado. Todos são de média proporção. As informações são do sistema VFogo, do Simepar, a partir do cruzamento de imagens de satélite. O programa capta pontos de calor em todo o estado a partir de 30 metros de extensão.

De acordo com o assessor de comunicação da Defesa Civil, Marcos Vidal, não se descarta a possibilidade de que o número de casos nesta sexta-feira (13) seja ainda maior.

O capitão destaca ainda que o monitoramento é constante. Os alertas contribuem para a adoção de medidas de combate mais rápidas e eficazes. O intuito é evitar que os focos possam se alastrar e causar destruição em grandes áreas de vegetação.

Nesta quinta-feira (12), a PR-151 precisou ser interditada no km 235+291, em Jaguariaíva, devido a um incêndio às margens da rodovia. Hoje (13), ouvintes da rádio BandNews entraram em contato pelo nosso WhatsApp para relatar mais casos de queimadas.

Um dos registros foi no bairro Bacacheri, em Curitiba. O outro no Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana. O capitão Vidal lembra que esse é um momento crítico. Com a vegetação seca o fogo se alastra rapidamente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Paraná soma 11.663 mil incêndios florestais em 2024. O número é 109% superior às ocorrências de todo o ano passado (5.597).

Reportagem: Vanessa Fontanella

Adicionar aos favoritos o Link permanente.