Um temporal atingiu regiões de Santa Catarina, na madrugada desta quinta-feira (22). Diversas residências, principalmente no oeste do estado, foram afetadas devido as tempestades. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina as chuvas tiveram início na noite de quarta-feira (21), mas retornaram com intensidade na quinta (22).
De acordo com a equipe técnica da Defesa Civil Municipal, o fenômeno foi provocado por uma microexplosão atmosférica, com ventos que ultrapassaram os 100 km/h, acompanhados de chuva torrencial.
O munícipio São Miguel do Oeste, foi o principal local impactado pela chuva e ventos intensos. Mais de 150 residências foram atingidas por queda de árvores ou sofreram destelhamentos, incluindo prédios públicos.
Também ocorreram alagamentos, deslizamentos de barreiras e interrupções no fornecimento de energia elétrica. De acordo com a Prefeitura de São Miguel do Oeste, três famílias estão desalojadas após os acontecimentos.
O Corpo de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste atendeu 4 ocorrências relacionadas a alagamento, 39 entregas de lona e 14 ocorrências de corte de árvores.
No município, cinco unidades de ensino tiveram as aulas canceladas devido a danos estruturais, afetando mais de 900 crianças e estudantes, durante esta quinta (22). Em nota, afirmam que duas escolas permanecerão sem aula até sexta-feira (23).
Já na área da saúde, algumas unidades básicas foram afetadas, mas já retomaram o atendimento normalmente. No entanto, a Secretaria Municipal de Assistência Social segue com as atividades suspensas, em função do telhado que foi parcialmente arrancado e da falta de energia elétrica. FAQs
A Prefeitura reforça que as equipes da Defesa Civil, secretarias municipais e forças de segurança seguem mobilizadas para prestar apoio às famílias atingidas, liberar vias, distribuir lonas e avaliar os danos.
Chuvas em Santa Catarina
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a frente fria mantêm o tempo chuvoso em grande parte da região sul do país, durante esta quinta-feira (22).
A chuva segue de maneira persistente no Grande Oeste, Vale do Itajaí e Norte Catarinense, trazendo risco moderado de alagamentos. Os maiores volumes de chuva ficam concentrados nas regiões que fazem divisa com o Paraná.
No sul do estado, a chuva acontece de maneira intermitente e o dia segue encoberto. Já no Oeste, a temperatura varia entre 14 e 20 graus, e no Planalto Norte, entre 12°C e 15°C.
O clima do Baixo Vale do Itajaí, varia entre 15 e 19 graus. Também há variação entre 10 e 18 graus no Litoral Sul.
*Sob supervisão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas afetam cerca de 100 residências em município de Santa Catarina no site CNN Brasil.