Waack: Governo aumenta imposto para equilibrar contas públicas

Reconhecer a realidade tem um preço. E, ao reconhecer hoje a realidade de que o esforço fiscal que faz não é suficiente para equilibrar as contas, o preço que o governo pagou foi aumentar a carga tributária.

Há, sim, realismo no anúncio feito hoje de bloqueio e contingenciamento de verbas. Que superou bastante o que se esperava.

Há realismo por parte do governo em reconhecer que receitas dadas como certas se frustraram. O que não deixa de ser preocupante: o que o governo disse hoje é que suas previsões orçamentárias quanto a receitas estavam bem equivocadas.

Há realismo em admitir, como foi feito hoje, que despesas aumentaram mais do que se previa, especialmente com Previdência e benefícios sociais. O que também é preocupante: são justamente os gastos que o governo afirmava conseguir conter.

Reconhecer uma dura realidade e superá-la são coisas bem diferentes. O bloqueio, contingenciamento e aumento de carga tributária anunciados hoje apenas confirmam o que vem sendo dito desde o início do atual governo. Que ele está preso a uma armadilha fiscal. Que, na sua essência, significa o fato de que despesas sempre crescem mais do que receitas.

O ministro da Fazenda descreveu os anúncios de hoje como um “ajuste”. Sim, é do que se trata. Não há qualquer mudança fundamental na trajetória da política fiscal do Lula três. Que aponta para dívida pública em subida. Juros parados num patamar insuportável. E medidas político-eleitoreiras que só empurram as contas para frente.

O preço mesmo está ficando para 2027.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Waack: Governo aumenta imposto para equilibrar contas públicas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.