Uma técnica de enfermagem, de 41 anos, foi presa após oferecer e cobrar por um tratamento alternativo para um paciente do Hospital Estadual Sílvio Avidos, em Colatina, no Espírito Santo.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a suspeita é acusada de cobrar um valor incomum para a compra de um medicamento que ajudaria no tratamento, prática que fere os protocolos assistenciais promovidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que garante todos os procedimentos hospitalares de forma gratuita.
Segundo a Polícia Civil, a mulher foi “autuada em flagrante por estelionato qualificado e encaminhada ao Centro de Detenção Provisória (CDP)”.
A Sesa também informou que o hospital acionou a Polícia Militar e o Ministério Público, que foram até o local para tomar conhecimento sobre a ilegalidade e que, após isso, os trâmites para sua demissão já foram iniciados.
“A instituição reforça que presta atendimento 100% gratuito, sem qualquer tipo de cobrança, e que nunca havia recebido denúncia semelhante”, relataram em nota à CNN.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo
Este conteúdo foi originalmente publicado em ES: Técnica de enfermagem é presa após cobrar por tratamento no SUS no site CNN Brasil.