Palma de Ouro: conheça prêmio dado ao melhor filme do Festival de Cannes

A Palma de Ouro, é um símbolo do Festival de Cannes e é concedida anualmente ao melhor filme da competição cinematográfica há mais de 60 anos. O famoso troféu é feito à mão na Suíça e já foi conquistado por nomes como Frederico Fellini e Francis Ford Coppola.

Segundo informações do próprio festival, até 1954, o júri do evento concedia o “Grande Prêmio do Festival Internacional de Cinema” ao Melhor Diretor. Os vencedores deste Grande Prêmio recebiam então uma obra de um artista contemporâneo em voga.

Já no final de 1954, a Diretoria do Festival convidou diversos joalheiros a apresentarem projetos para uma Palma, uma homenagem ao brasão da cidade de Cannes. Em 1955, a primeira Palma de Ouro da história do Festival foi concedida a Delbert Mann por seu filme “Marty”.

No entanto, foi apenas em 1975, que a Palma de Ouro se tornou o símbolo do Festival de Cannes, concedida anualmente ao diretor de Melhor Longa-Metragem da Competição Oficial. Ao longo das edições, o formato foi mudando, mas a essência se manteve.

No ano passado, “Anora”, que também se tornou o vencedor de Melhor Filme no Oscar, levou a Palma de Ouro. Neste ano, 22 filmes competem pelo prêmio máximo, entre eles o brasileiro “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho.

O vencedor da Palma de Ouro, feito nas oficinas genebrinas da joalheria Chopard, na Suíça, é escolhido pelo júri. O de 2025 é presidido pela atriz francesa Juliette Binoche e formado por Halle Berry, Payal Kapadia, Alba Rohrwacher, Leïla Slimani, Dieudo Hamadi, Hong Sangsoo, Carlos Reygadas e Jeremy Strong.

Veja também: “O Agente Secreto”: filme brasileiro é ovacionado por 13 minutos em Cannes

Saiba quais filmes brasileiros foram selecionados para Cannes

Este conteúdo foi originalmente publicado em Palma de Ouro: conheça prêmio dado ao melhor filme do Festival de Cannes no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.