IOF: Aumento mostra que Brasil sofre com imprevisibilidade, diz CEO

O recente aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) anunciado pelo Ministério da Fazenda está gerando preocupações no mercado financeiro e de pagamentos. Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil, empresa especializada em soluções de pagamento, compartilhou suas perspectivas sobre o impacto dessa medida.

Segundo Germer, o aumento do IOF terá consequências significativas tanto para consumidores quanto para empresas. “Os consumidores vão pagar esse 3,5% adicional, e para as empresas também tem um impacto, porque não em todos os casos é possível ajustar os preços de um dia para o outro”, explicou.

Imprevisibilidade no mercado

O executivo ressaltou que a mudança repentina na alíquota do IOF afeta a previsibilidade do mercado brasileiro. “Todo o jogo mudou, e isso é visto a nível mundial não muito bem, porque parece que a política comercial do Brasil não é previsível”, afirmou Germer.

Essa falta de estabilidade pode desencorajar investimentos estrangeiros no país. “Quando tem estabilidade, quando tem previsibilidade, quando tem uma imagem positiva do Brasil a nível internacional, as empresas investem”, pontuou o CEO.

Impacto nas operações

A PagBrasil, que atende clientes internacionais que vendem para o mercado brasileiro, teve que se adaptar rapidamente à nova realidade. Germer detalhou: “Nós lemos as notícias, lemos o Diário Oficial e tentamos entender o texto e o impacto ao nosso negócio e depois começamos a preparar uma comunicação a nossos clientes”.

O aumento do IOF afeta diversos tipos de transações, incluindo compras internacionais e o uso de serviços como o PIX internacional. “No PIX internacional, o brasileiro pagando lá fora, o preço também aumentou, pagando agora no Uruguai, na Argentina, nos países vizinhos, o preço de um momento para o outro aumentou 3,5%”, explicou Germer.

Possíveis alternativas e consequências

O CEO da PagBrasil também alertou sobre a possibilidade de algumas pessoas buscarem alternativas para evitar o IOF, como o uso de criptoativos. No entanto, ele ressaltou que “fazer uma transação comercial com criptomoedas sem ser registrada no Banco Central é ilegal”.

Germer concluiu expressando preocupação com o futuro, sugerindo que a medida pode incentivar pessoas e empresas a enviarem dinheiro para fora do país antes de possíveis novos aumentos. “Talvez até incentiva tanto pessoas como empresas de enviar dinheiro para fora antes de vermos outras medidas desse tipo”, finalizou.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em IOF: Aumento mostra que Brasil sofre com imprevisibilidade, diz CEO no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.