
Longa estreou no festival no domingo com cerca de quinze minutos de aplausos. Esse prêmio não faz parte da lista oficial de Cannes. A categoria foi criada por críticos de forma paralela. Filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, ganhou o prêmio da Crítica no Festival de Cannes neste sábado (24)
Reprodução/Instagram
O filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, ganhou o prêmio da Crítica no Festival de Cannes neste sábado (24). O longa também concorre à Palma de Ouro, maior prêmio do festival de cinema.
O anúncio foi publicado no Instagram da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci) – veja imagem acima.
“✍️ “Escolhemos um filme com uma generosidade novelística e épica; que permite digressões, diversões, humor e personagens, para evocar um tempo e um lugar, e uma história rica, estranha e profundamente perturbadora de corrupção e opressão”, escreveu a Fipresci.
A Federação disse ainda que O Agente Secreto é “um filme que cria suas próprias regras, é pessoal, mas universal, que leva seu tempo e atua como um veículo de memória para um mundo: o mundo do Brasil governado pelos militares em 1977 e o mundo das pessoas boas em tempos difíceis.”
🏆 Esse prêmio não faz parte da lista oficial de Cannes. A categoria foi criada por críticos de forma paralela.
‘O Agente Secreto’, filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura
Divulgação
O filme ambientado nos anos 1970 conta a história de um professor universitário, interpretado por Moura, que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.
Estreia do filme brasileiro
“O Agente Secreto” estreou no festival no domingo com cerca de quinze minutos de aplausos, segundo a jornalista Jada Yuan, do Washington Post. Desde então, o longa ganhou muitos elogios da crítica internacional, e foi destacado como o provável vencedor da Palma de Ouro pelo jornal inglês “The Guardian”.
“Um filme de caráter, uma vitrine para a performance complexa e simpática de Moura, mas também a plataforma para uma produção cinematográfica emocionante e ousada”, escreveu o jornal sobre o filme.
Essa é a terceira vez que Kleber Mendonça Filho concorre ao prêmio. Ele já disputou a Palma de Ouro de Cannes com “Bacurau” e “Aquarius”.
Assista ao trailer de ‘O Agente Secreto’