O Ministério da Educação (MEC) divulgou nessa sexta-feira (23) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, cujo prazo de inscrições terá início no dia 26 de maio e terminará em 6 de junho.
O documento, publicado em uma versão extra do Diário Oficial da União (DCU), oficializa o valor de R$ 85 para a taxa de inscrição, conforme já havia sido divulgado de modo extraoficial pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anteriormente. A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 11 de junho.
O pagamento da taxa de inscrição do Enem 2025 destina-se ao participante que não solicitou ou não obteve a isenção.
Informações importantes
- O participante que teve a solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025 aprovada só terá a participação no exame confirmada após a realização e conclusão da inscrição na Página do Participante.
- O pagamento da taxa de inscrição do exame deverá ser realizado por meio de Guia de Recolhimento de Receitas da União (GRU Cobrança) e poderá ser efetuado em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativos bancários.
- O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, exceto em caso de cancelamento do Enem.
- A inscrição não será confirmada caso o valor do pagamento seja inferior a R$ 85.
- Não será gerada GRU Cobrança para o participante concluinte do Ensino Médio em 2025, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica, ainda que não tenha solicitado isenção da taxa de inscrição.
- Não será gerada GRU Cobrança para o participante que informar na inscrição que utilizará os resultados do Enem 2025 para pleitear o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Vestibular 2026: veja dicas para interpretar gráficos e tabelas