Em entrevista ao Agora CNN, o senador e relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do fim da reeleição, Marcelo Castro (MDB-PI), disse, neste sábado (24), que a continuidade de mandatos traz grandes “malefícios” para a administração pública do país.
A PEC, que pretende mudar a forma como ocorrem as eleições no Brasil, tramita em regime de urgência.
“O advento da reeleição traz grandes malefícios a administração pública brasileira, seja nível municipal, estadual e nacional”, afirmou o senador, quando questionado sobre a força que a proposta vem ganhando.
Para o relator, a reeleição quebra toda a tradição republicana que o Brasil teve até o momento.
“O melhor que podemos fazer é colocar fim nesse instrumento que nunca deveria ter sido colocado em nossa constituição. No senado não tenho a menor dúvida de que essa matéria será aprovada por ampla margem, por larga maioria, e quem sabe até por unanimidade”, afirmou.
Além do fim da reeleição, a PEC propõe também a unificação da eleição, neste caso, o eleitor votaria em todos os cargos eletivos de um só vez. Castro, contudo, mostrou-se confiante na capacidade de adaptação.
“Sem nenhuma dúvida nos vamos ter que nos adaptar a nova realidade. Hoje que a urna é eletrônica, que todo brasileiro tem um celular, toda hora ele está digitando, com toda facilidade, eu não vejo nenhuma dificuldade nisso daí”, argumentou.