
Dupla é suspeita de participar do tiroteio que matou Alexsandro Lima do Nascimento, um guarda civil municipal atingido durante o serviço em São Vicente (SP). Investigações continuam para localizar o terceiro envolvido no crime. Jovem (à esq.) é apreendido e homem (à dir.) é preso por envolvimento na morte de guarda (no meio) baleado na cabeça
Polícia Civil e Redes Sociais
Um jovem, de 18 anos, foi apreendido e um homem, de 21, foi preso por serem suspeitos de participar do tiroteio que matou Alexsandro Lima do Nascimento, o guarda civil municipal baleado na cabeça enquanto estava em serviço em São Vicente, no litoral de São Paulo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O caso aconteceu em 9 de março de 2025, no bairro Itararé. Alexsandro, de 45 anos, foi atingido enquanto ajudava outra equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) em uma ocorrência. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital do Vicentino, mas não resistiu e morreu no mesmo dia.
Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Praia Grande (SP) cumpriram mandados de busca e apreensão e de prisão temporária nesta segunda-feira (26). De acordo com o boletim de ocorrência, três suspeitos foram identificados por envolvimento na morte do GCM, sendo que dois foram detidos e um continua foragido.
Conforme apurado pelo g1, um dos suspeitos cometeu o crime quando tinha 17 anos. Por este motivo, havia um mandado de busca e apreensão, e não de prisão contra ele. O jovem fez aniversário no dia em que foi apreendido, então foi levado à Fundação Casa e a Justiça decidirá se ele responderá como menor ou maior de idade.
VÍDEO: Cachorro parceiro de guarda morto com tiro na cabeça se despede em velório
Mandados cumpridos
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que o jovem de 18 anos foi apreendido durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma residência no bairro Cidade Náutica, em São Vicente.
Ainda segundo a SSP-SP, a equipe foi recebida pela mãe do jovem, que permitiu a entrada dos policiais. No imóvel, foram apreendidos R$ 420 em espécie, um celular, uma balança de precisão e um chip telefônico.
O jovem foi conduzido à DIG de Praia Grande, onde os objetos também foram apresentados. O caso foi registrado como cumprimento de mandado de busca e apreensão.
Objetos apreendidos no apartamento do homem preso por envolvimento na morte de guarda em São Vicente (SP)
Polícia Civil
O homem de 21 anos foi preso em flagrante porque os policiais encontraram um celular furtado com ele durante o cumprimento dos mandados em um apartamento, também localizado no bairro Cidade Náutica.
Além do aparelho furtado, ainda de acordo com a SSP-SP, os agentes encontraram 12 porções de maconha de uso pessoal, cinco embalagens com entorpecentes — não especificados –, um tablet danificado e outros oito celulares.
O suspeito é um dos alvos do inquérito policial que investiga a morte do guarda municipal, mas os agentes também constataram que ele estava respondendo a um processo pelo crime de receptação em liberdade, conforme informado pela secretaria.
Os celulares apreendidos foram encaminhados para perícia, tanto para verificação de procedência quanto para extração de dados relacionados à morte do GCM. O caso foi registrado como receptação, posse de entorpecentes para uso pessoal, cumprimento de mandado de busca e apreensão e captura de procurado.
Vídeo mostra barulho de disparos durante troca de tiros entre criminosos e equipes da GCM
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos