Fiat Titano – Tempo de recomeçar

A Titano foi apresentada no Brasil em março do ano passado, para colocar a Fiat no cobiçado segmento de picapes médias. Encarou a missão de rivalizar com picapes médias com longa rodagem no mercado local, especialmente com a líder Toyota Hilux, a Ford Ranger e a Chevrolet S10. Inicialmente montada na fábrica Nordex, no Uruguai, com peças importadas da China, a Titano teve como base a plataforma KP1, desenvolvida pela chinesa Changan em conjunto com a PSA Peugeot Citroën para a criação da picape Changan Kaicene F70 – lançada em 2019 – e sua “clone” Peugeot Landtrek. A picape da marca francesa chegou a ser cotada para o Brasil, mas o grupo Stellantis – que reúne as marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën – decidiu pôr na nova picape média o emblema da Fiat. Na linha 2026 – que teve sua produção transferida do Uruguai para o novo hub de picapes da Stellantis em Córdoba, na Argentina –, a nova Titano pretende redefinir a robustez, apontada como um ponto forte do modelo apresentado no início do ano passado, acrescentando tecnologia e performance. A versão inicial Endurance – a única com câmbio manual de 6 velocidades – parte de R$ 233.990. Com transmissão automática, a Volcano sai por R$ 263.990 e a “top” Ranch inicia em R$ 285.990. A pré-venda se iniciará em junho, com as primeiras entregas previstas para julho.

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            Entre as novidades da linha 2026, está o novo motor turbodiesel Multijet 2.2, aliado a um novo câmbio automático de 8 velocidades (eram seis no modelo anterior). Com o conjunto, a Titano passa a ter 200 cavalos de potência e 45,8 kgfm de torque – eram 180 cavalos e 40,8 kgfm no modelo anterior –, para proporcionar força adicional tanto para o trabalho no campo quanto para o dia a dia na cidade. A nova motorização traz mais economia, fazendo com que o consumo no ciclo urbano, que era de 8,5 km/l, passasse a ser de 9,9 km/l, gerando economia de 16%. Já na estrada, a Titano passa a fazer 10,8 km/l, 17% melhor se comparado aos 9,2 km/l do motor anterior. A aceleração de zero a 100 km/h passou de 12,4 segundos para 9,9 segundos, ou seja, 20% de evolução. De acordo com a Fiat, dentro das novidades mecânicas, destacam-se ainda a nova suspensão, recalibrada para proporciona mais conforto e estabilidade em terrenos irregulares, e a direção elétrica, que facilita nas manobras. 

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            Em termos de segurança, a linha 2026 da picape média da Fiat passa a contar com o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), na versão Ranch, oferecendo recursos como frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego e piloto automático adaptativo. Também foram incorporados freios a disco nas quatro rodas e novo sistema de tração integral permanente, que permite a troca automática entre a tração traseira e a integral, aprimorando o desempenho e a segurança em qualquer tipo de superfície. A Titano conta com seis airbags, sete alças de apoio e sistemas de assistência ao motorista, como alerta de saída de faixa, assistente de descida (Hill Descent Control), detector de pressão dos pneus, controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa, controle de tração e o Trailer Swing Control, que melhora a estabilidade ao rebocar. Tem ainda freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).

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            O interior da Titano ganhou novos elementos mais sofisticados no console central, alavanca de câmbio mais moderna (tipo manche) e freio de mão eletrônico, que otimiza o espaço entre os bancos da frente. O novo quadro de instrumentos passa a ter tela colorida de 7 polegadas (eram 4,2 polegadas no modelo anterior) para a versão Ranch. A central multimídia manteve o tamanho de 10 polegadas podendo ser personalizada e acrescenta página exclusiva para condução fora-de-estrada. Com Apple CarPlay e Android Auto, a central passa a oferecer conexão sem fio para smartphones. A câmera 360 graus off-road continua como um diferencial, sendo ativada automaticamente quando obstáculos são detectados. Funciona graças às quatro câmeras distribuídas no exterior do veículo.

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            A Titano manteve as dimensões – 5,33 metros de comprimento, 2,22 metros de largura (com espelhos), 1,89 metro de altura (com barras longitudinais) e 3,18 metros de distância de entre-eixos. A frente ganhou mudanças no “skidplate” (parte inferior do para-choques), que passa a ter uma nova cor e, na Ranch, um detalhe voltado para receber os sensores do sistema ADAS. Para combinar com a nova cor do “skidplate”, os para-choques traseiros também passam a ter detalhes na mesma cor. Na linha 2026, a caçamba da Titano tem protetor nas três variantes. Com distância em relação ao solo de 23,5 centímetros e ângulos de entrada e saída de 29 graus e 27 graus mantidos, a picape continua habilitada para terrenos difíceis e transporte de cargas pesadas. Para a carroceria, continuam a ser oferecidas as cores Vermelho Tramonto, Preto Carbon e Prata Billet e Branco Ambiente, mas a Titano 2026 ganha novas opções – Cinza Silverstone e Branco Alaska, disponíveis nas versões Volcano e Ranch. A picape conta com catálogo da Mopar, marca de peças e acessórios originais da Stellantis, com mais de 40 acessórios.

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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