Segurança prende 2 mil pessoas por violência contra mulher

Segurança prende 2 mil pessoas por violência contra mulher

Quase duas mil pessoas foram presas no Paraná suspeitas de violência contra mulheres em pouco mais de quatro meses. O resultado faz parte da Operação Vida Mulher Segura, lançada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública em abril. No período também foram realizados mais de 130 eventos de conscientização e orientação sobre direitos das mulheres. A iniciativa ainda garante um acompanhamento às vítimas. Somente no período de abril a maio foram mais de 10 mil visitas comunitárias às mulheres que sofreram violência doméstica.

O balanço da operação foi divulgado na quarta-feira (7), pelo Governo do Estado, data em que a Lei Maria da Penha completou 18 anos de vigência. Sancionada em agosto de 2006, a legislação federal trouxe uma série de medidas para prevenir e punir agressores, além de oferecer suporte às vítimas.

No Paraná, a população conta também com Delegacias da Mulher, unidades especializadas da Polícia Civil, onde as vítimas recebem um atendimento humanizado, com atenção e os devidos cuidados em casos de violência doméstica. Os boletins de ocorrência podem ser registrados por meio do canal de denúncia online, pessoalmente em qualquer delegacia do Estado e, nas cidades em que há Delegacia da Mulher, a vítima pode comparecer diretamente na unidade especializada.

Ao presenciar situações de violência doméstica, ou quando é vítima deste crime, a pessoa pode entrar em contato com a Central de Denúncias 181, pelo telefone ou pelo site: www.181.pr.gov.br. A denúncia é totalmente anônima e contribui para que as vítimas sejam salvas em tempo, para que os casos possam ser devidamente apurados e os agressores sejam punidos.

Informação: Leonardo Gomes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.