Governadores sinalizam disposição para discutir PEC da Segurança, mas pedem autonomia

Governadores do Sul e do Sudeste sinalizaram ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, apoio a possíveis mudanças nas políticas de segurança pública nacional, que estão sendo elaboradas pelo governo Lula, por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que deve ser encaminhada ao Congresso.

Para os governadores, a condição para o avanço da matéria é a manutenção da autonomia dos estados e municípios em relação às polícias Civil e Militar e às guardas municipais, o que foi garantido a eles por Lewandowski.

“A PEC não vai fazer qualquer ingerência na autonomia dos estados e dos municípios”, disse o ministro.

O texto base para a elaboração da PEC ainda não foi divulgado, mas, segundo o ministro, a proposta busca unificar a linguagem das polícias e formar um banco de dados único para que as informações de diferentes corporações possam ser compartilhadas.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), disse que é preciso “tirar o componente político desse debate”, e que não se tratam de medidas de governo ou oposição.

“É fundamental que todos possamos dar ao ministro Lewandowski o apoio total, ainda mais quando se ouve do ministro que todos seremos ouvidos, que será uma proposta construída”, disse Castro.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, durante evento do Cosud em Vitória, no Espírito Santo
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, durante evento do Cosud em Vitória, no Espírito Santo / 08/08/2024 – Divulgação/Governo do Espírito Santo

Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que o respeito da autonomia é fundamental, mas se comprometeu a apoiar o diálogo.

“A gente só vai ter sucesso quanto país se a gente conseguir conjugar os esforços, coordenar, cooperar, trocar informações”, completou. “E é nesse sentido que a PEC está vindo. E, quando ela vem nesse sentido, ela tem que ser obviamente apoiada”.

Os governadores receberam o ministro na abertura do Consórcio de integração dos estados do Sul e Sudeste (Cosud), no Espírito Santo.

Além de Tarcísio e Castro, participam do encontro os governadores Renato Casagrande (PSB-ES), Romeu Zema (Novo-MG), Jorginho Melo (PL-SC), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Ratinho Junior (PSD-PR). Nesta sexta-feira (9), Lewandowski e os chefes dos Executivos estaduais vão ter um encontro fechado para debater as medidas.

Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governadores sinalizam disposição para discutir PEC da Segurança, mas pedem autonomia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.