Operação da PF mira mineração ilegal em Minas Gerais; duas empresas foram suspensas


As investigações começaram após denúncia da Gasmig de que as atividades irregulares estariam causando risco de explosão de um gasoduto. Veículos da mineração são frequentes na BR-040 (foto ilustrativa)
Reprodução/TV Globo
Uma operação da Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira (19), 18 mandados de busca e apreensão e o sequestro de 19 veículos de carga utilizados para extração mineral ilegal ao longo da BR-040, nas regiões Metropolitana e Central de Minas Gerais.
Duas mineradoras, com sede em Itabirito, que operavam sem licenciamento ambiental, tiveram as atividades suspensas. Os nomes das empresas não foram divulgados.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Itabirito, Contagem, Pedro Leopoldo, Nova Lima e Itabira, após terem sido expedidos pela 3ª Vara Criminal da Justiça Federal na capital mineira.
A PF descobriu pessoas trabalhando na exploração mineral ilegal, contratando motoristas, operadores de máquinas, negociando os produtos extraídos de forma irregular e utilizando “olheiros” e pessoas armadas para dar cobertura às atividades criminosas.
As investigações começaram após denúncia da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) de que atividades criminosas às margens da BR-040 entre Nova Lima e Itabirito estariam causando risco de explosão de um gasoduto.
A corporação também identificou alguns dos receptores que compram esse minério ilegal. Os investigados poderão responder por extração mineral ilegal, usurpação de bens da União e associação criminosa, crimes cujas penas somadas podem chegar a nove anos de prisão.
Vídeos mais assistidos do g1 MG
Adicionar aos favoritos o Link permanente.