Chuvas estão abaixo da média para o mês no Paraná

Chuvas estão abaixo da média para o mês no Paraná

As chuvas que atingiram o Paraná nos últimos dias ainda estão abaixo da média para o mês de setembro.

Segundo dados do Simepar, somente em Curitiba já choveu 73 mm na cidade. A média climatológica é de 125 mm.

Mesmo com o índice mais reduzido, o Paraná está em alerta para mais temporal nesta sexta-feira (20) e sábado (21).

O alerta amarelo é do Instituto Nacional de Meteorologia e vai até às 10h deste sábado. Os riscos potenciais desse alerta são chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos entre 40 a 60 km/h e queda de granizo. 

Nível dos reservatórios que abastecem Grande Curitiba segue acima dos 90%

A média do nível dos principais reservatórios que abastecem Curitiba e Região Metropolitana está em quase 97%, segundo a medição realizada pela Sanepar.

O nível mais baixo é registrado na Barragem Piraquara 2, com 92,7 e o mais alto no reservatório Barragem do Passaúna, com 99,9%.

A Sanepar faz a gestão e o controle dos reservatórios e, para facilitar o entendimento quanto a quantidade de água disponível para abastecimento, apresenta os volumes dos reservatórios em percentuais.

Nos principais rios do Estado, como o Iguaçu, não houve registros expressivos de aumento dos níveis, de acordo com o monitoramento feito pela Copel.

Fumaça retorna

Novas nuvens de fumaça ainda atingem o Paraná nesta sexta-feira. A fumaça é decorrente de queimadas que atingem diversas regiões do país e também de países vizinhos, como Paraguai e Bolívia. Apesar da chuva que atingiu algumas regiões do estado, o vento se manteve com fluxo favorável para o ingresso destas partículas que causam prejuízos à qualidade do ar.

Temperaturas se elevam

As temperaturas começam a se elevar a partir desta sexta-feira (20) em todo o Paraná. As maiores temperaturas, segundo o Simepar, são esperadas na região norte do Estado, com 34 graus. Em Curitiba, a máxima prevista é de 25.

O fim de semana também deve ser quente em algumas regiões paranaenses. Maringá deve ter máxima de 30 graus. Em Curitiba, a máxima prevista é de 24 e mínima de 17.

Informações: Lorena Pelanda

Adicionar aos favoritos o Link permanente.