Estudante é agredida a socos e pauladas por grupo de meninas perto da escola; VÍDEO


Agressões aconteceram em local próximo à unidade de ensino de Itanhaém (SP). Secretaria de Educação de São Paulo repudiou a violência e afirmou que um supervisor de ensino irá averiguar as denúncias. Estudante é agredida com socos, chutes e pauladas por meninas próximo à escola
Uma estudante foi agredida a socos e pauladas por um grupo de aproximadamente cinco meninas perto de uma escola estadual em Itanhaém (SP). Imagens obtidas pelo g1 mostram a vítima caída no chão enquanto era golpeada. Ninguém foi detido (assista acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O caso aconteceu em local próximo à Escola Estadual Dagoberto Nogueira da Fonseca, no bairro Suarão. Informações sobre o estado de saúde da vítima e a motivação para as agressões, porém, ainda não foram divulgadas oficialmente.
Ao g1, a mãe de uma aluna que não estava envolvida nas agressões afirmou que a Polícia Militar havia sido acionada para uma ocorrência na escola naquele mesmo dia. Na ocasião, ainda de acordo com ela, uma funcionária deu um tapa no rosto de um aluno no refeitório.
A mulher acrescentou que os agentes continuaram no local quando a estudante foi agredida fora da escola, porém, não fizeram nada para impedir. “Deixaram a briga rolar. Não é a primeira vez que acontece briga tanto dentro quanto fora. Está acontecendo frequentemente”, afirmou ela.
Procuradas, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) e a Polícia Militar (PM) não se posicionaram sobre o caso.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), informou que um supervisor de ensino será enviado à unidade para averiguar todas as denúncias (veja a nota completa abaixo).
Estudante é agredida com socos, chutes e pauladas por meninas próximo à escola em Itanhaém (SP)
Reprodução
Insegurança
Um professor da unidade de ensino, que não quis se identificar, contou que a escola tem histórico de brigas, agressões verbais e ameaças feitas aos docentes. Ainda de acordo com ele, placas de carros e celulares são roubados no local.
“Não estamos sentindo vontade de trabalhar pela insegurança e [falta] de respaldo da direção”, afirmou o profissional.
O professor acrescentou que “muitos alunos frequentam a escola armados” e fazem uso de entorpecentes na unidade. “Cheiro forte que sentimos na sala de aula. Está havendo pedido de muitas transferências para outra escola”, complementou ele.
O profissional considerou que a briga registrada nas imagens foi semelhante e poderia ter desencadeado um ‘linchamento’ [assassinato de uma ou mais pessoas cometido por uma multidão]. “É a pior escola de Itanhaém. Falta de gestão”, pontuou ele.
O delegado Vanderlei Aparecido Cavalcante, do 3° Distrito Policial (DP) da cidade, informou ao g1 que já existe um procedimento instaurado por ato infracional [conduta prevista como crime ou contravenção penal praticada por adolescente] sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar.
O que diz o Estado de SP
A Seduc-SP informou, por meio de nota, que um supervisor de ensino será enviado à unidade para instaurar uma apuração preliminar e verificar a conduta dos funcionários, que poderá gerar sanções administrativas.
A pasta também declarou que repudia todo tipo de violência, dentro ou fora do ambiente escolar. Assim que tomaram conhecimento da briga os funcionários acolheram a aluna agredida e os responsáveis foram chamados, ainda de acordo com a Seduc-SP.
A secretaria acrescentou que as agressoras “estão sendo identificadas” e que os responsáveis por elas serão convocados para tomarem conhecimento das medidas disciplinares que serão adotadas. Além disso, a pasta ressaltou que a unidade não tem registro de venda de drogas nas dependências.
Por fim, a Seduc-SP declarou que a escola seguirá trabalhando a cultura de paz, o respeito ao próximo e os bons hábitos por meio de projetos, de palestras e de ações do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva-SP), juntamente com um profissional do Psicólogos nas Escolas.
Briga envolveu alunos da Escola Estadual Dagoberto Nogueira da Fonseca, em Itanhaém (SP)
Reprodução
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.