Paraná tem 4º maior número de matrículas no ensino superior

Paraná tem 4º maior número de matrículas no ensino superior

O Paraná é o quarto estado do Brasil com mais alunos matriculados em cursos superiores presenciais. Dados de 2023 fazem parte do Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação na quinta-feira (3). Foram 306 mil matrículas registradas no estado no ano passado, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Do total, a maior parte ficou concentrada na rede privada (59%).

Em todo o Brasil, em relação ao número de matrículas, a tendência de crescimento dos últimos anos se manteve. O país chegou a mais de 9,9 milhões – um aumento de 5,6% entre 2022 e 2023. Na avaliação do diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), um dos fatores que explicam a alta é a expansão da modalidade de Ensino a Distância.

Em todo o ano de 2023, quase 5 milhões de pessoas iniciaram um curso de graduação no país. (estudantes que iniciaram um curso de graduação em 2023). Desses, 66,4% no formato EaD. Outro dado do Censo revela que, no último ano, 51% dos alunos cotistas da rede federal de ensino superior concluíram o curso, enquanto o índice entre os não cotistas foi de 41%. Na rede privada, 58% dos beneficiários concluíram a graduação, no ano passado, contra 36% entre os estudantes que não fazem parte da política.

O presidente da Associação ressalta que historicamente os grupos apresenta maior engajamento.

Em todo o país, foram registradas 2.580 instituições de educação superior em 2023.

Reportagem: Bárbara Hammes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.