Seminário de Desenvolvimento debate impacto da inovação e aversão aos refugiados


Evento integra a Semana de Relações Internacionais da UNITAU e aproxima comunidade de temas atuais relevantes Com o tema “Entre o regional e o global: os desafios para o desenvolvimento”, a Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, nos dias 9 e 10 de agosto, o 64º Seminário de Gestão e Desenvolvimento Regional. O evento, aberto ao público e gratuito, é realizado pelo mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional, em parceria com o curso de graduação em Relações Internacionais da UNITAU.
Uma das propostas do evento é debater sobre como as políticas globais interferem diretamente no desenvolvimento local. Na sexta-feira, às 19h, o seminário apresenta a temática “Diplomacia da Inovação: a internacionalização dos ecossistemas de inovação brasileiros”.
“Nós temos que pensar que o processo de inovação se dá de forma global e provoca as diferenças em cada território onde são inseridas essas tecnologias. Muitas vezes, na relação entre os países, a produção de tecnologia pode gerar riqueza nos países centrais e mais desenvolvidos, enquanto a aplicação dessa tecnologia pode ser poupadora de mão de obra nos países periféricos, subdesenvolvidos. Então, entender essa dinâmica global da produção tecnológica é fundamental para o desenvolvimento regional”, afirma o coordenador do mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional da UNITAU, Prof. Dr. Edson Trajano.
Para esse debate, na sexta, o seminário recebe o diplomata e mestre em Inovação Tecnologia e Propriedade Intelectual Juliano Alves Pinto, que participa da conversa com a Profa. Ma. Isabela de Castro Franco, coordenadora do curso de Relações Internacionais, e com o Prof. Dr. Ademir Pereira dos Santos, docente do programa de mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional.
Já no sábado, a partir das 8h, a discussão será sobre “Aporofobia: a democracia, os refugiados e o desenvolvimento global”. Prof. Dr. Edson Trajano explica que o termo “aporofobia” se refere à aversão às pessoas pobres e tem sido usado no contexto do mundo globalizado para tratar das relações internacionais que envolvem os refugiados.
“Nós tivemos, no início do ano, uma discussão sobre os moradores em situação de rua em São Paulo. A Câmara de Vereadores chegou a aprovar, em um primeiro turno, uma multa de R$ 17 mil para aqueles ou aquelas instituições que fizerem doação de alimentos para essas pessoas. […] Então, é interessante destacar que essa aversão às pessoas pobres está presente nas nossas cidades, mas também é uma questão global”, destaca o coordenador do mestrado e doutorado da UNITAU.
A fim de refletir sobre o impacto das pessoas em situação de rua, dos imigrantes e dos refugiados no desenvolvimento regional e global, o seminário recebe, no sábado, o Prof. Dr. Rodrigo José Faziger, advogado e professor Universitário (Mackenzie e FCC), que participa do debate com a Prof. Dra. Andreia Fogaça Rodrigues Maricato e o Prof. Dr. Silvio Luiz da Costa, ambos do programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Planejamento e Desenvolvimento Regional.
O 64º Seminário de Gestão e Desenvolvimento Regional integra a Semana de Relações Internacionais da UNITAU. Para conferir a programação completa, acesse este link.
Cursos de pós-graduação da UNITAU estão com inscrições abertas
A Universidade de Taubaté está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação. Além de programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, com turmas em Taubaté e Caraguatatuba, a UNITAU oferece cerca de 20 especializações nas áreas da saúde, educação, administração e negócios, ambiente e engenharia. Informações em unitau.br/pos-graduacao.
Serviço – Seminário de Gestão e Desenvolvimento Regional
Dia 9, às 19h, e dia 10, às 8h, no Auditório UNITAU
Rua Expedicionário Ernesto Pereira, portão 1, Centro – Taubaté
ACOM/UNITAU
Adicionar aos favoritos o Link permanente.