Mauro Vieira se reúne com embaixador expulso da Nicarágua

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu, nesta segunda-feira (12), com o embaixador Breno Dias da Costa, que respondeu pela representação diplomática brasileira na Nicarágua até o dia 8 de agosto.

Ele foi expulso do país pelo presidente nicaraguense Daniel Ortega.

A decisão de expulsar o embaixador brasileiro aconteceu em retaliação à ausência brasileira num evento, de 19 de julho, que celebrava os 45 anos da Revolução Sandinista — processo político que colocou fim a uma ditadura instaurada no país em 1936.

Na conversa desta segunda-feira, segundo o Itamaraty, Vieira e o embaixador trataram do estado das relações bilaterais e dos últimos acontecimentos antes de sua partida do posto.

Distantes

As relações diplomáticas entre Brasil e Nicarágua seguem “congeladas”. De acordo com fontes do governo brasileiro, a aproximação dependeria de um gesto do regime de Ortega.

No ano passado, o papa Francisco chegou a pedir para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) interceder com Ortega a favor de bispos e padres sequestrados na Nicarágua. O chefe do governo nicaraguense teria ignorado as tentativas de contato.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mauro Vieira se reúne com embaixador expulso da Nicarágua no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.