Por que Brasília não elegeu prefeito? Entenda legislação na capital federal

A capital federal, Brasília, que reúne mais de 2,8 milhões de habitantes, não participou das eleições municipais, que tiveram primeiro turno neste domingo (6).

Segundo a Constituição Federal, Brasília não é município, mas sim um Distrito Federal, por isso não elege prefeito ou vereadores.

A cidade foi construída para ser a capital do país e a sede do governo do DF.

Os eleitores brasilienses participam somente das eleições gerais, para eleger governador e deputado distrital, no mesmo ano que definem o presidente, senadores e deputados federais.

Como funciona o Legislativo de Brasília?

O Poder Legislativo é feito pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que atua como um misto de Assembleia Estadual e Câmara Municipal. No lugar de vereadores e deputados estaduais, estão os deputados distritais.

Cada uma das 35 regiões administrativas do DF possui um administrador nomeado pelo governador após escolha pelos deputados distritais.

Eles não têm mandato fixo por estarem em um cargo de livre nomeação e exoneração.

O DF tem 24 deputados distritais, que representam os moradores na Câmara Legislativa (CLDF).

Os eleitores de Brasília também escolhem oito deputados federais e três senadores para representar a cidade no Congresso Nacional.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Por que Brasília não elegeu prefeito? Entenda legislação na capital federal no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.