Irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro perde eleição pela 7ª vez em SP; veja histórico de derrotas


Levantamento feito pelo g1 apontou que, desde 1996, Renato Bolsonaro (PL) concorreu a oito vagas diferentes na Baixada Santista e no Vale do Ribeira. Neste ano, ele ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de Registro. Ex-presidente Jair Bolsonaro (à esq.) e Renato Bolsonaro (à dir.)
Redes sociais
Renato Bolsonaro (PL), irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro, não conseguiu votos suficientes para se eleger prefeito de Registro (SP), no litoral de São Paulo. O g1 apurou que, por 28 anos, ele concorreu a oito vagas diferentes na política, mas foi eleito somente uma vez no período, em 1996, como vereador de Praia Grande (SP).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prefeito eleito em Registro no último domingo (6) foi Samuel Moreira (PSD), com 18.143 votos (55,73%). Ele foi seguido por Renato Bolsonaro, com 9.708 (29,82%), e Sandra Kennedy (PT), com 4.702 (14,44%).
Assim como outros integrantes da família Bolsonaro, Renato se candidatou aos cargos de vereador, deputado federal e prefeito ao longo dos anos na política. Ele transitou por Praia Grande, na Baixada Santista, e Miracatu e Registro, no Vale do Ribeira.
Histórico
Initial plugin text
De acordo com informações da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), do governo do Estado de São Paulo, Renato Bolsonaro foi eleito vereador em Praia Grande no ano de 1996 com 834 votos, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Em 1998, no entanto, tentou uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB) e acabou na suplência. O mesmo aconteceu em 2000, quando concorreu à Câmara Municipal de Praia Grande (SP) pelo então Partido da Frente Liberal (PFL).
Em 2004, Bolsonaro tentou nova vaga como vereador de Praia Grande pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), mas ficou na suplência mais uma vez.
Leia também
ELEIÇÕES: Veja os vereadores eleitos para as câmaras da Baixada Santista, SP;
ABSTENÇÕES: Baixada Santista supera média nacional e registra quase 27% de abstenção no 1º turno das eleições municipais;
VALE: Veja os vereadores eleitos para as câmaras do Vale do Ribeira, SP
Ainda de acordo com o Seade, nas eleições municipais de 2008, Renato Bolsonaro tentou uma vaga na câmara municipal de Miracatu, pelo Partido Social Liberal (PSL). Na ocasião, não foi eleito.
Já em 2012, quando concorreu à prefeitura de Miracatu pelo Partido da República (PR) – atual PL –, Renato Bolsonaro obteve com 25,08% dos votos válidos (2.955), perdendo em terceiro lugar para o Dr. João (PSB), que recebeu 33,98% (4.003).
Quatro anos depois, em 2016, Renato Bolsonaro teve 21,54% dos votos válidos (2.473) e perdeu mais uma vez. Nesta ocasião, o eleito em Miracatu foi Ezigomar (PSDB) com 44,34% dos votos (5.090).
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.