Projeto da Unifor viabiliza educação financeira para crianças


Lançada no dia 10 de agosto, o “Moedas do Conhecimento” visa equipar alunos do 4º e 5º ano da Escola Yolanda Queiroz com conhecimentos sobre educação financeira. O projeto “Moedas do Conhecimento” é fruto da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex) da Unifor
divulgação
A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, lançou, no último dia 10 de agosto, um projeto inovador voltado para a educação financeira de crianças: o “Moedas do Conhecimento”. Fruto da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex), a iniciativa visa equipar alunos do 4º e 5º ano da Escola Yolanda Queiroz com conhecimentos essenciais para uma vida financeira mais saudável e consciente.
De acordo com a professora Adriana Helena Moreira, Vice-Reitora de Extensão e Comunidade Universitária, o “Moedas do Conhecimento” nasceu de uma necessidade urgente identificada pela universidade: preparar as novas gerações para enfrentar os desafios econômicos que estão por vir.
A urgência dessa realidade é refletida no dado que 78,1% das famílias brasileiras afirmam ter dívidas, segundo pesquisa realizada em março pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “Diante deste cenário, a educação financeira é uma ferramenta para preparar as novas gerações para um futuro mais equilibrado e financeiramente estável”, afirma Adriana.
O projeto visa, portanto, introduzir noções de educação financeira de forma lúdica e acessível para as crianças. Entre os principais objetivos estão: ensinar os conceitos básicos de poupança, orçamento doméstico e crédito responsável, além de fomentar a responsabilidade financeira desde cedo.
Para isso, será desenvolvido material didático que atenda às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que se integre de maneira transversal aos conteúdos já ensinados nas salas de aula.
Responsabilidade social em pauta
Para Adriana Helana, o “Moedas do Conhecimento” é mais do que um simples projeto educacional, nascendo como uma oportunidade de transformação social.
Adriana Helena Moreira
arquivo pessoal
“Promover a educação financeira desde a infância tem a possibilidade de reverberar como somente a educação é capaz de fazer. Ao introduzir esse tipo de aprendizado nas primeiras etapas da vida de uma criança, a Unifor contribui para a formação de adultos mais conscientes e preparados para enfrentar diferentes cenários econômicos” — Adriana Helena Moreira, Vice-Reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor
Segundo a professora Maely Borges, chefe da Divisão de Responsabilidade Social da Unifor, este projeto não se preocupa somente com o momento presente, mas também apoia a construção de um futuro mais sustentável e menos vulnerável ao endividamento.
“Desse modo, a iniciativa está alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável na promoção da educação financeira, reforçando o papel da universidade como agente de transformação social”, declara.
Sobre a implementação
Em sua primeira fase, o projeto vai focar na capacitação dos professores da Escola Yolanda Queiroz, que serão responsáveis por aplicar os conteúdos em sala de aula. Os docentes contarão com a orientação de profissionais renomados, como o professor Felipe Sobral, dos cursos de Ciências Econômicas e Finanças da Unifor, e Antonio Guilherme de Lima, pesquisador apoiado pela Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (Funcap) e aluno do Programa de Pós-graduação em Administração da Unifor.
Um dos destaques do projeto é a participação de Daniel Demétrio, sócio e fundador do Grupo M7 Soluções Financeiras. Vencedor do “Prêmio Educação Financeira Transforma” do Instituto XP em 2023, ele trará sua expertise para inspirar e engajar os professores durante o desenvolvimento do material instrucional.
Após o lançamento do projeto, os professores receberão o treinamento intensivo para desenvolver e adaptar o material didático que será incorporado ao planejamento das aulas. Uma vez concluída essa etapa, o conteúdo será integrado ao calendário letivo da Escola Yolanda Queiroz, garantindo a regularidade do ensino de educação financeira ao longo do ano.
Metodologia de aplicação
A abordagem pedagógica do “Moedas do Conhecimento” será interativa e centrada em experiências práticas. As crianças aprenderão sobre finanças por meio de jogos, simulações e atividades que espelham situações do cotidiano.
Essa metodologia, baseada na resolução de problemas, permitirá que os alunos apliquem o conhecimento teórico de forma prática, conectando-se diretamente com suas realidades.
Maely Borges
arquivo pessoal
“A educação financeira será integrada ao currículo escolar de forma transversal, conectando-se com outras disciplinas para proporcionar uma aprendizagem mais completa e contextualizada” — Maely Borges, chefe da Divisão de Responsabilidade Social da Unifor
Vale destacar que será disponibilizada pela Unifor uma infraestrutura completa para a realização da iniciativa. As sessões de formação dos professores acontecerão em salas de aula da Universidade.
Já a implementação prática será feita nas próprias salas de aula da Escola Yolanda Queiroz, onde os alunos terão a oportunidade de aprender e aplicar os conhecimentos adquiridos em ambiente familiar.
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