Moradores da Flórida congestionam estradas fugindo do furacão Milton

O tráfego ficou congestionado nas rodovias da Flórida na segunda-feira (7), enquanto moradores da área de Tampa deixaram suas casas devido à aproximação de um furacão de Categoria 5.

Vídeos divulgados pelas autoridades locais no X mostraram filas de veículos se movendo lentamente para fora da área de Tampa. O vídeo foi acompanhado por uma mensagem pedindo aos moradores que dirigissem com segurança e prevendo longos atrasos.

O furacão Milton se fortaleceu rapidamente no sul do Golfo do México na segunda-feira, enquanto se aproximava da borda norte da península de Yucatán, que separa o Golfo do Mar do Caribe, e que abriga pontos turísticos e portos de carga, com um impacto esperado na Flórida esta semana.

O furacão de Categoria 5, o mais forte na escala Saffir-Simpson, deve gerar uma ressaca que pode elevar os níveis da água em até 1,8 metro ao longo da costa norte de  Yucatán, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

Intensificação rápida quase sem precedentes

O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.

Espera-se que ele cresça em tamanho, o que significa que, embora possa diminuir de categoria, seus impactos perigosos serão espalhados por uma área muito maior.

A previsão é que a tormenta chegue à costa do Golfo da Flórida nesta quarta-feira (9). O olho do furacão pode chegar em qualquer lugar da costa da Flórida: de Cedar Key, ao norte, à Naples, ao sul, incluindo possivelmente as áreas de Tampa ou Ft. Myers.

Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.

As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Moradores da Flórida congestionam estradas fugindo do furacão Milton no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.