Bombeiros do Paraná passam por treinamento para respostas a desastres

Bombeiros do Paraná passam por treinamento para respostas a desastres

Mais de 100 bombeiros militares do Paraná vão fazer parte da equipe da Força-Tarefa de Resposta a Desastres, da corporação. A nova equipe, passa por uma capacitação que teve início nesta semana na Grande Curitiba. O treinamento tem como principal objetivo dar uma resposta rápida em casos de calamidade, seja no Paraná ou, quando demandado, em outras regiões do País, como aconteceu nas enchentes do Rio Grande do Sul. 

Durante três semanas, os bombeiros vão aprender sobre técnicas de combate a incêndios florestais; busca e resgate em estruturas colapsadas, como desabamentos; condução de veículos 4×4 e embarcações; atuação em áreas de deslizamentos, entre outras situações. Treinamento importante para o trabalho em campo, como explica o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior.

A Força-Tarefa de Resposta a Desastres teve sua primeira turma formada em outubro de 2023. Hoje são 120 bombeiros militares do Paraná que contam com a formação, preparados para entrar em operação dentro de duas horas em caso de chamado. Neste primeiro momento da nova capacitação, 31 bombeiros militares de Curitiba e Região Metropolitana participam do treinamento. Outros 72 bombeiros do Interior do Estado, dos 2.º e 3.º Comandos Regionais de Bombeiro Militar, devem começar a capacitação no final deste mês, somando 103 novos integrantes à Força-Tarefa.

Após o curso, os bombeiros militares ficam por um ano de sobreaviso, podendo ser acionados para missões especiais dentro e fora do Estado.

Reportagem: Marlon Santiago

Adicionar aos favoritos o Link permanente.