Texto “A Idade de Ser Feliz” não é de autoria de Mário Quintana

Boatos.org

Boato – O texto “A Idade de Ser Feliz” é de autoria do poeta gaúcho Mário Quintana.

Análise

Atribuir autores famosos a textos motivacionais e poéticos é uma prática comum na internet, mas muitas vezes resulta em equívocos. Um dos favoritos deste tipo de história é o poeta gaúcho Mário Quintana.

Já há alguns anos, um poema com o título “A Idade de Ser Feliz” tem circulado com o nome de Mário Quintana. O poema fala sobre fases da vida e, claro, viralizou com força na web. Leia uma das versões da história que tivemos acesso:

A Idade de Ser Feliz (Mário Quintana) Existe somente uma idade para a gente ser feliz,somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos. Uma só idade para a gente se encontrar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer.

Fases douradas em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor. Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa.

Checagem

O conteúdo não demorou a viralizar na internet. Por isso, estamos aqui para fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) O poema “A Idade de Ser Feliz” é de Mário Quintana 2) Quem é o verdadeiro autor do poema “A Idade de Ser Feliz”? 3) Quais são outros textos falsamente atribuídos a Mário Quintana?

O poema “A Idade de Ser Feliz” é de Mário Quintana?

Não, o poema “A Idade de Ser Feliz” não foi escrito por Mário Quintana. O poeta gaúcho é conhecido por seu estilo único, marcado por um lirismo melancólico e irônico, o que contrasta com o tom motivacional e otimista do texto em questão. Não há qualquer registro desse poema em suas obras publicadas, o que já aponta para a atribuição incorreta. Não bastasse isso, há um autor do poema.

Quem é o verdadeiro autor do poema “A Idade de Ser Feliz”?

O verdadeiro autor do texto “A Idade de Ser Feliz” é a escritora Letícia Lanz, que também já publicou publicou sob o nome de Geraldo Eustáquio de Souza. O crédito correto já foi utilizado em questões de concursos públicos e também em uma mensagem de fim de ano de uma afiliada da Globo. 

Quais são outros textos falsamente atribuídos a Mário Quintana?

Não é de hoje que textos falsos atribuídos a Mário Quintana circulam online. Já desmentimos autorias falsamente atribuídas aos textos “Deixem-me envelhecer“, “Se for” e “Chapéu de Flor“.

Conclusão

A afirmação de que o poema “A Idade de Ser Feliz” foi escrito por Mário Quintana é falsa. O verdadeiro autor é Letícia Lanz e o texto que viralizou é mais uma fake news relacionada ao poeta gaúcho.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

The post Texto “A Idade de Ser Feliz” não é de autoria de Mário Quintana appeared first on Boatos.org.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.