Paraná tem 13 ações por dia por cancelamentos de voos

Paraná tem 13 ações por dia por cancelamentos de voos

A cada dia, o Paraná registra 13 ações judiciais por conta de cancelamentos de voos por companhias aéreas. É isso que aponta um levantamento feito com base em dados do Conselho Nacional de Justiça. Entre janeiro e julho de 2024, foram 2652 novos processos.

A advogada Mayra Sampaio, especialista em Direito do Consumidor, destaca que o ideal é que o cancelamento seja avisado com antecedência.

Já em cancelamento por emergência, a companhia tem a obrigação de comunicar o passageiro e oferecer reembolso integral do valor da passagem ou o reacomodar em um próximo voo. Dependendo do tamanho da demora, ela precisa fornecer comunicação, como telefone e acesso à internet a partir de uma hora de atraso, alimentação, no caso de duas horas, ou até acomodação, no caso de quatro horas de atraso.

A primeira orientação para quem quer entrar na Justiça para questionar a situação é reunir informações. É preciso anotar todos os detalhes do voo cancelado, como número, data, horário e justificativa dada pela companhia.

Outra recomendação é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da companhia e formalizar a reclamação. Além disso, é possível utilizar as plataformas de defesa do consumidor, como o consumidor.gov.br.

Em todo o Brasil, a média diária chega aos 443 processos. O estado com a maior média é São Paulo, com 68 casos por dia, seguido pelo Rio de Janeiro, com 50 registros diários, e a Bahia, com 35.

Reportagem: Larissa Biscaia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.