‘Amazônia Para Sempre’: festival do Rock in Rio e The Town em Belém lança edital para iniciativas locais


Edital de R$ 2 milhões premiará ações locais voltadas a bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo. Pré-inscrições vão até dia 18 de outubro. Prazo para submissões de propostas vai até próximo dia 31. ‘Festiva Amazônia Para Sempre’
Reprodução / Rock In Rio
O Rock in Rio e o The Town abriram inscrições para iniciativas do Pará que atuem com bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo no edital, que vai destinar R$ 2 milhões de incentivos no estado.
O edital foi divulgado após o anúncio de um espetáculo em Belém, que vai receber a COP-30, evento mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2025: o “Amazônia Para Sempre”.
O projeto terá espetáculo com grande artista internacional, num palco flutuante no Rio Guamá, com transmissão nacional e cobertura internacional, e show na cidade com artistas nacionais e locais.
As inscrições do edital, completamente gratuitas, vão até dia 18 de outubro de 2024 e devem ser realizadas exclusivamente no site do festival: https://rockinrio.com/pt-br/amazonia/.
LEIA TAMBÉM
‘Amazônia Para Sempre’: Belém terá festival em parceria com Rock In Rio, The Town e com palco flutuante no rio Guamá
Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio e produz o Lollapalooza, disse que o “Amazônia Para Sempre mostra que a jornada vai muito além da música”.
“O objetivo do edital é construir um legado para as pessoas que vivem no Pará através dos projetos desenvolvidos e executados por elas mesmas”, afirmou.
Quem pode se inscrever
Podem se inscrever no edital “Amazônia Para Sempre” projetos implementados na região metropolitana de Belém que atendam os seguintes critérios:
preservação das culturas e tradições;
promoção da autonomia e autossuficiência das comunidades em seus territórios;
implementação de práticas sustentáveis de gestão florestal, agrícola e de recursos naturais;
desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras que respeitem e integrem conhecimentos tradicionais;
mitigação e adaptação dos impactos das mudanças climáticas e preservação da biodiversidade na região amazônica.
“O edital representa uma oportunidade para que as próprias comunidades desenvolvam e executem projetos que deixem um legado positivo, tanto para a preservação ambiental quanto para o desenvolvimento social e cultural”, destaca Malu Paiva, Vice-Presidente Executiva de Sustentabilidade da Vale, patrocinadora do edital.
Seleção
A seleção dos projetos será realizada por comissão formada por representantes da Rock World; Vale, Gerdau e do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e acompanhará as seis etapas com cronograma previsto no edital.
A previsão é que o processo de financiamento seja efetivado – através de acordo formal – até o dia 11 de dezembro de 2024.
Cronograma
Pré-inscrição: 4 de outubro de 2024 a 18 de outubro de 2024
Submissão de propostas: 11 de outubro de 2024 a 31 de outubro de 2024
Análise e pré-seleção: 1 de novembro de 2024 a 15 de novembro de 2024
Entrevista e Avaliação: 18 de novembro de 2024 a 29 de novembro de 2024
Seleção Final e Divulgação: 2 de dezembro de 2024 a 4 de dezembro de 2024
Formalização do Acordo: 4 de dezembro de 2024 a 11 de dezembro de 2024
Espetáculo no Rio Guamá
O edital é parte das ações do Rock in Rio e do The Town, festival que ocorrerá em São Paulo a partir de 6 de setembro de 2025.
Será também é o mês do espetáculo inédito “Amazônia Para Sempre” que vai colocar a região no centro da mídia nacional e internacional, celebrando a floresta e chamando a atenção do mundo para a 33ª Conferência das Partes para o Clima (COP 30), promovida pela Organização das Nações Unidas, que será realizada dois meses após o evento em Belém.
Os festivais vão realizar uma mega apresentação, protagonizada por um artista internacional, a ser anunciado em breve, num palco flutuante, em formato de vitória-régia, no Rio Guamá, com cenografia e iluminação criadas exclusivamente para promover um encontro entre a música e a natureza.
O momento terá transmissão nacional e cobertura internacional, com conteúdo especial que vai mostrar o espetáculo, além da cultura e da música local.
A cidade de Belém receberá no mesmo dia um espetáculo aberto, gratuito e com artistas regionais e nacionais, que serão divulgados em breve junto com o local que será realizado.
Amazônia Para Sempre prevê ainda a produção de um documentário sobre os bastidores e a preparação do show que vai conectar a música ao ativismo climático para chamar atenção do mundo para a urgência do tema.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.