Lula visitará Fortaleza e Belém na sexta (11) para apoiar aliados no 2º turno

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou para sexta-feira (11) visitas a Fortaleza e Belém, capitais em que aliados disputam o segundo turno contra candidatos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na capital cearense, Evandro Leitão (PT) disputa a Prefeitura de Fortaleza contra o bolsonarista André Fernandes (PL). O petista ficou em segundo lugar no primeiro turno.

Leitão deverá participar de dois eventos que contam com a presença de Lula.

O presidente estará na cidade para duas cerimônias de entregas: 1.296 apartamentos de um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, e 113 novos ônibus escolares para 113 municípios cearenses.

Fator COP

Também na sexta, Lula irá para a capital do Pará, onde participará de evento sobre ações do governo federal para a COP 30.

Em Belém, o presidente apoia Igor Normando (MDB) contra o deputado federal Éder Mauro (PL), aliado de Bolsonaro. Normando terminou o primeiro turno como mais votado.

Além de evitar uma vitória bolsonarista, o governo também quer garantir que a cidade escolhida para sediar a COP 30 em 2025 não seja comanda por um político — que na avaliação do Planalto, é desalinhado com pautas ambientais.

Vídeos

Além das viagens, o petista também deve iniciar nos próximos dias a gravação de novos vídeos para aliados que estão no segundo turno.

Além de Belém e Fortaleza, a cúpula do PT elencou duas capitais como prioridade neste segundo turno das eleições: São Paulo e Belo Horizonte.

Aliados em segundo

Na capital paulista, Lula deve focar na campanha para Guilherme Boulos, candidato do PSOL que disputa preferência do eleitor contra o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Em Belo Horizonte, a disputa é entre o candidato bolsonarista Bruno Engler (PL) contra Fuad Noman (PSD), que tenta a reeleição.

Nas duas cidades, os candidatos que terão a atenção de Lula terminaram o primeiro turno em segundo lugar.

O Palácio do Planalto também planeja visitas do presidente a São Paulo e Belo Horizonte.

No caso da capital mineira, o PT tem preocupação com a disputa pelo eleitorado em Minas Gerais, considerado o colégio eleitoral que mais se assemelha com o perfil de voto nacional. A eleição de Engler poderia impactar no avanço do sentimento antipetista.

Veja em quais capitais haverá segundo turno para prefeitos

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula visitará Fortaleza e Belém na sexta (11) para apoiar aliados no 2º turno no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.