Incêndio no Rio Negro: mãe resgatou filha de oito meses em meio às chamas


Jovem de 17 anos e criança sobreviveram ao incêndio que atingiu um barco no Rio Negro na madrugada do último sábado (27). Atitude da mãe gerou grande repercussão Embarcação pega fogo e passageiros se jogam no Rio Negro, no AM; 1 morte confirmada
Diante do trágico acidente com a embarcação Comandante Souza, que pegou fogo durante a madrugada do último sábado (27), no Rio Negro, em Manaus, um caso gerou grande repercussão. Uma adolescente, de 17 anos, que estava com a filha na embarcação, conseguiu resgatar a criança, de apenas oito meses, em meio às chamas.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo a família da jovem, a atitude instintiva ocorreu após ela perceber que as chamas estavam tomando todo o barco. A adolescente teria ido para a parte de cima da embarcação, onde colocou um colete salva-vidas. Em seguida, ela agarrou a criança e se jogou no rio.
A Rede Amazônica localizou a jovem, que não quis gravar entrevista por ainda estar abalada com o episódio.
Atualmente, ela e a filha estão hospedadas em um ferry boat atracado no porto do São Raimundo, Zona Oeste de Manaus. Um amigo da adolescente relatou que além da mãe, a criança também demonstra sinais de trauma com o ocorrido.
“Assistindo ela dando banho na criança, a criança está totalmente traumatizada, né?! E eu falei isso, vai durar um pouco, mas vai passar”, disse.
LEIA MAIS
O que já se sabe e o que falta saber sobre embarcação que pegou fogo no Rio Negro, em Manaus
Buscas por vítimas de incêndio em embarcação no Rio Negro chegam ao terceiro dia
Buscas continuam
As buscas por desaparecidos seguem nesta segunda-feira (29), segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). De acordo com a Marinha do Brasil, cinco pessoas ainda estão desaparecidas após o incêndio no barco. Ao todo, 58 pessoas foram resgatadas e quatro mortes confirmadas.
Até o momento, todas as mortes foram de mulheres entre 51 e 76 anos. Os corpos já foram liberados pela família pelo Instituto de Identificação Anderson Conceição (IIACM).
De acordo com a assistente social de Santa Isabel do Rio Negro, Maria de Jesus, o núcleo de apoio de apoio a saúde do município está acompanhando de perto as vítimas do incêndio.
“Estamos também aqui dando apoio, com o transporte para levar para casa de parentes, em outras situações para dar entrada nas unidades de saúde. Eu sei lá, eu estou muito triste, já chorei muito, com a perda desse pessoal. Desde criança, na infância, a gente conheceu esse povo. É muito dolorido para a gente que é de Santa Isabel” disse Maria de Jesus.
Buscas por desparecidos entram no quinto dia
Divulgação/Marinha do Brasil
O caso
Uma embarcação pegou fogo e passageiros tiveram que se jogar no Rio Negro para fugir das chamas. O acidente aconteceu na madrugada do sábado (27).
A embarcação saiu do Porto de Manaus e estava a caminho do município de Santa Isabel do Rio Negro,quando o acidente ocorreu, nas proximidades da Comunidade Santa Maria. A localidade fica a cerca de 40 minutos da capital amazonense.
Segundo testemunhas, as chamas se alastraram rapidamente, o que causou a interrupção no funcionamento do maquinário. Por conta disso, as luzes foram apagadas e toda a embarcação ficou na completa escuridão.
Na ocasião, os passageiros, sem saber o que estava acontecendo, acabaram entrando em pânico. Para se salvar, as pessoas se jogaram no rio.
A prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro emitiu uma nota declarando luto oficial de três dias em todo o território municipal em sinal de pesar e em homenagem a memória das vítimas do acidente.
*Com informações de Ronaldo Lima, da Rede Amazônica
Adicionar aos favoritos o Link permanente.