Danos a passageiros após cancelamento de 99 voos no Aeroporto de Florianópolis são apurados pelo MP


Situação aconteceu por conta de um avião que pousou no terminal e sofreu danos. Pista ficou interditada por 18 horas, entre a madrugada e a noite de segunda-feira (12). MP apura danos a passageiros após cancelamento de 99 voos no aeroporto de Florianópolis
Juan Todescatt/NSC TV
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apura os danos causados a consumidores após o cancelamento de 99 voos no Aeroporto Internacional de Florianópolis, na segunda-feira (12). A situação aconteceu por conta de um avião que pousou no terminal e sofreu danos nos pneus. A pista ficou interditada por 18 horas.
A apuração do órgão busca garantir o direito à informação, a rápida resposta com plano de contingência por parte do aeroporto e das companhias aéreas e o ressarcimento aos consumidores lesados.
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O procedimento foi aberto após o MP receber relatos da “situação de caos” vivida pelos passageiros, “principalmente em relação à falta de informação”, descreveu o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto. Durante as horas de espera, passageiros se amontoaram no saguão na espera por respostas.
Vídeo mostra situação dos pneus de avião que interdita pista no Aeroporto de Florianópolis
O avião ficou no meio da pista 14/32, a única que pode ser usada por aviões de grande porte e a jato, entre às 2h30 e 20h08. A Azul Linhas Aéreas disse que a aeronave não conseguia ser retirada sem ajuda de um outro equipamento, que chegou perto das 17h.
A concessionária Zurich Airport afirmou que a responsabilidade da retirada da aeronave era da companhia aérea. A empresa disse ainda que prestou o apoio necessário para auxiliar nesse trabalho. Passageiros com voos cancelados devem entrar em contato com as empresas aéreas.
Por conta do problema, a falta de informações e a demora, o MP afirmou que fará uma reunião em 27 de agosto com as principais empresas aéreas e a administração do Floripa Airport. O Procon Municipal de Florianópolis e o Procon Estadual de Santa Catarina também foram convidados.
O encontro, conforme o Ministério Público, quer estabelecer diretrizes e metas a serem cumpridas pelas empresas, visando facilitar a vida do consumidor, em situações similares.
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No momento do incidente o Procon também foi acionado e disse que irá notificar as companhias aéreas para que explique o ocorrido.
As empresas terão cinco dias para responder ao ofício e, em casos de descumprimento ou qualquer irregularidade, os consumidores podem acionar o órgão.
Contato Procon SC
E-mail: [email protected]
Site: https://www.procon.sc.gov.br
Teleofne: 151
O que disse o Aeroporto
Último comunicado: A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, informa que o aeroporto está aberto e operacional. A aeronave da Azul foi removida da pista pela companhia às 20h08 desta segunda-feira (12/08). Às 20h15 a concessionária finalizou a limpeza da área, liberando a pista para operação. Passageiros com voos cancelados, orientamos que entrem em contato com as companhias aéreas.
O que disse a Azul Linhas Aéreas
Último comunicado: A Azul informa que, a aeronave envolvida em um evento no Aeroporto de Florianópolis, na madrugada desta segunda-feira, foi removida com segurança. A companhia ressalta que segue prestando suporte aos órgãos responsáveis a fim de colaborar com as investigações do caso.
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pa, no Oeste de Santa Catarina, perto de uma cova que teria sido cavada por ela e o atual companheiro a
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