SESI de Itajaí desenvolve programa de saúde mental para colaboradores da indústria

O programa pode ser adaptado conforme horários e necessidades de cada empresa

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas com depressão na América Latina. O relatório “Depressão e outros transtornos mentais” levanta um alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, já que a estimativa é que de uma a cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.

Com foco na saúde mental do trabalhador, o SESI da Foz do Rio Itajaí tem um programa especial voltado para empresas e colaboradores, o “Saúde Mental SESI + Saúde”. O projeto oferece uma série de soluções para a indústria com o objetivo de prevenir as doenças mentais como ansiedade, depressão e outros transtornos.

Conforme a coordenadora de Saúde do SESI, Iracema Gonçalves de Paulo, os afastamentos em saúde mental são os que custam mais tempo e, portanto, os que mais prejudicam a pessoa e a empresa. “Por isso, prevenir em todos os níveis é a melhor estratégia para as organizações”, comenta ela.

As linhas de atuação do SESI são:

  • Organizacional – O programa é elaborado entendendo o contexto de cada empresa a partir de dados reais para a definição e implantação de ações assertivas em saúde mental.
  • Lideranças – A equipe do SESI realiza a capacitação e instrumentalização do público mais estratégico para a organização.
  • Colaboradores – O programa atua por meio de ações que quebram o preconceito com relação ao tema, estimulando o autocuidado e desenvolvimento de recursos emocionais para lidar com as adversidades.

De acordo com Silvana Meneghini, gerente executiva regional do SESI SENAI na região da Foz do Rio Itajaí, a saúde mental é fundamental para o bem-estar geral e qualidade de vida. “Cuidados com a saúde mental envolvem práticas que promovem o equilíbrio emocional, a resiliência e a capacidade de lidar com o estresse e as adversidades. Por isso é tão importante que as empresas e seus líderes estejam preparados e fiquem atentos aos sinais”, completa.

O programa do SESI atua com realização de palestras, workshops, atendimentos clínicos em psicologia, capacitações de lideranças, rodas de conversa e pesquisas em saúde mental. Vale lembrar que a entrega de cada solução é feita de forma personalizada, adequando às necessidades de cada empresa.

O post SESI de Itajaí desenvolve programa de saúde mental para colaboradores da indústria apareceu primeiro em Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.