Aos 100 anos, morre Takashi Morita, sobrevivente de bomba atômica de Hiroshima

O sobrevivente da Bomba de Hiroshima, Takashi Morita, morreu aos 100 anos na tarde desta terça-feira (13), em São Paulo.

Em nota de pesar, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Santo Amaro, que leva o nome do ex-soldado da Guarda Imperial japonesa como forma de homenagem, lamentou a morte.

“Seu testemunho de vida foi um poderoso lembrete dos horrores da guerra e um incansável apelo pela paz”, declarou.

Imagem mostra Takashi Morita, sobrevivente do bombardeio em Hiroshima de 1945, que morreu na tarde desta terça (13), em São Paulo / Reprodução/Centro Paula Souza

Vivendo na cidade de São Paulo desde os anos 1950, Morita chegou à capital em 1956, com mulher e dois filhos.

Anos antes, em 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram bombas atômicas contra o Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no final da Segunda Guerra Mundial.

Cerca de 70.000 pessoas morreram instantaneamente no momento do bombardeio.

Devastação causada pelo bombardeio em Hiroshima
Devastação causada pelo bombardeio em Hiroshima / Foto: Departamento de Guerra/Arquivo Nacional dos EUA/Divulgação via Reuters (6.ago.1945)

Uma segunda bomba ocorreu três dias depois sobre Nagasaki e matou mais 40.000. Os EUA continuam sendo o único país a usar uma bomba atômica na guerra.

O evento marcou o fim da Segunda Guerra, deixando um capítulo devastador na história mundial.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Aos 100 anos, morre Takashi Morita, sobrevivente de bomba atômica de Hiroshima no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.