Sem fronteiras: uma escola brasileira de portas abertas para o mundo


Com tradição de mais de 40 anos, a Escola Canto dos Pássaros aposta no currículo internacional e prepara alunos para as melhores universidades no Brasil e no exterior. Alunos do Ensino Fundamental durante atividade no Canto
Divulgação/Canto
Era para ser apenas uma aula de geografia. Entretanto, o que se viu foi um grande projeto sobre a transformação dos espaços em cidades – um lugar onde ambiente, pessoas e recursos interagiam entre si como um ecossistema vivo. Alunos engajados e com brilho nos olhos apresentavam suas propostas empreendedoras – em inglês.
Ninguém ali percebia o tempo da aula passar porque todos estavam construindo um mundo melhor. Na sala ao lado, também em inglês, alunos vidrados em um projeto de ciências que explorava a gravidade no espaço e buscavam entender como a NASA conseguiu levar seres humanos até lá.
Estamos no Brasil. Mais precisamente em Cabo Frio, na Escola Canto dos Pássaros. É assim, de forma inovadora, que a instituição conduz o ensino bilíngue. Por meio de projetos envolventes, o inglês se torna uma ferramenta para que cada aluno aprenda e se expresse com clareza, conseguindo, ao mesmo tempo, tornar-se um cidadão do mundo.
“Os alunos vivem o inglês no dia a dia, não como uma disciplina adicional, e sim como uma ferramenta capaz de ampliar seus horizontes sociais, culturais e intelectuais”, pontua Rodrigo Franco, coordenador geral da escola.
Esta é uma marca importante para quem busca um ensino bilíngue diferenciado das escolas internacionais.
Somos uma escola brasileira bilíngue
Divulgação/Canto
O educador fala com a tranquilidade de quem não está preocupado com modismos e sim com qualidade educacional. Afinal, com 43 anos de experiência em um projeto pedagógico calcado na construção do conhecimento, a Escola Canto dos Pássaros sabe o que faz. A adesão pelo bilinguismo marca mais um passo em sua evolução no tempo.
“Faz parte dessa nossa evolução entender que o mundo está globalizado. Por isso, devemos entregar uma formação com essa perspectiva. Para nós, porém, isso não é novidade: nossa metodologia sempre ensinou abrir fronteiras”, lembra Pedro Rocha, diretor do Canto, ex-aluno e filho da educadora Maria dos Remédios de Freitas Melo, carinhosamente chamada de Medinha, fundadora da escola.
Ela foi a responsável por criar um método pedagógico que vem formando gerações em Cabo Frio. Um sistema que bebe da fonte de educadores renomados, como Paulo Freire, Celestin Freinet, e na metodologia Reggio Emilia, que une a valorização da criança, a construção do conhecimento, a arte-educação e as descobertas por meio do fazer – tudo passando por um olhar empático e atento, com base no respeito, na amizade e no amor.
De forma intuitiva, no início e pensando na educação dos filhos, Medinha abriu caminhos para uma nova pedagogia em Cabo Frio e iniciou um movimento de educação pela arte e inclusão que é reconhecido até hoje.
“Nunca fizemos nada nesta escola que não fosse ousado. Sempre saímos à frente. Hoje, vejo cada vez mais nossos alunos prontos para voar pelo mundo, e isso é muito emocionante”, diz a educadora de 75 anos.
CERTIFICAÇÕES INTERNACIONAIS
O Canto dos Pássaros é uma escola genuinamente brasileira, com um currículo internacional utilizado por diversos colégios de referência em todo o país e reconhecido mundialmente. Para isso, a instituição conta com o embasamento de certificações reconhecidas e importantes.
Aos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, a escola oferece certificados do Texas Tech University. Já os pequenos da Educacao Infantil e Ensino Fundamental Anos Inicias, contam com o IEYC (International Early Years Curriculum) e IPC (International Primary Curriculum), adotado em mais de 70 países.
Veja nas imagens a seguir os diferenciais do Canto, por etapa de ensino:
Nossos Diferenciais
Divulgação/Canto
Nossos Diferenciais
Divulgação/Canto
Nossos Diferenciais
Divulgação/Canto
Nossos Diferenciais
Divulgação/Canto
Nossos Diferenciais
Divulgação/Canto
Iniciado em 2024, o ensino bilíngue do Canto já está repercutindo entre alunos e familiares. Bernardo Rabello, aluno do Ensino Médio, não poupa elogios.
“A escola atende a demandas tanto pedagógicas como também emocionais, que aliviam a pressão que sofremos. Os professores são muito capacitados e sabem transmitir a matéria de uma forma que a gente tem prazer em estudar”, diz.
O amor dos alunos pela escola fica evidente até para quem está de passagem. Pelos muros e paredes é possível encontrar frases espalhadas pelos estudantes – mensagens positivas, de acolhimento a quem chega, de coragem a quem tem dificuldades, de esperança. Parece mesmo uma grande família que está treinando seus filhos para cruzar os mares – mas sem esquecer o caminho de volta para casa.
“Há 43 anos, saímos na frente ao falar sobre a filosofia de uma educação inclusiva, de amor, de arte-educação, de consciência ambiental e do mundo. Ninguém falava sobre isso. Acredito muito na força do abraço e do amor. Por isso, até hoje ainda estou lá dentro da escola, abraçando, beijando e acolhendo os meus alunos. Eu me sinto uma pessoa feliz porque sei que nossa comunidade escolar é uma mandala; estamos todos conectados. Martin Luther King sonhou com um mundo em que todos fossem iguais. Eu também tive esse sonho! Hoje, aos 75 anos, estou viva para ver esse meu sonho acontecer dentro da nossa escola.”
Maria dos Remédios de Freitas Melo, a “Medinha”, fundadora da Escola Canto dos Pássaros.
Confira os depoimentos das famílias Canto:
Escola Canto dos Pássaros
Divulgação/Canto
Escola Canto dos Pássaros
Divulgação/Canto
Escola Canto dos Pássaros
Divulgação/Canto
RESULTADOS CANTO
Veja alguns números que comprovam a nossa excelência:
Resultados Canto
Divulgação/Canto
Adicionar aos favoritos o Link permanente.