
De acordo com Mapa do Trabalho Industrial, capital precisa de 186 mil pessoas qualificadas até 2027 para atender demanda da indústria. Homem trabalhando em contrução.
Senai/divulgação
O Distrito Federal precisa qualificar 186 mil profissionais até 2027 para atender a demanda da indústria na região. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, levantamento do Observatório Nacional da Indústria (ONI) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 DF no WhatsApp.
Dos 186 mil profissionais, 33 mil precisam de nova formação para trabalhar em empregos que foram criados e substituir pessoas que vão deixar o mercado. Já os demais — 153 mil profissionais —precisam se requalificar, ou seja, atualizar competências que já desempenham.
O Mapa do Trabalho Industrial também apresenta as áreas que mais vão demandar profissionais até 2027:
👷♀️ construção: 25 mil profissionais;
👩💻 tecnologia da informação (TI): 23 mil profissionais;
🧑🔧 manutenção e reparação: 13 mil profissionais;
🧑🍳 alimentos e bebidas: 13 mil profissionais.
Ainda de acordo com a pesquisa, o DF precisa formar trabalhadores de Logística e Transporte. A previsão é que a área necessite de 40 mil novos profissionais.
Números nacionais
Segundo o mapa, o Brasil precisa formar 2,2 milhões de novos profissionais até 2027. Neste mesmo período, 11,8 milhões de profissionais — já na indústria ou com formação — vão precisar investir em novas qualificações para se manterem competitivos no mercado de trabalho.
As projeções levam em conta as expectativas de crescimento da economia e do mercado de trabalho no Brasil, além do futuro cenário industrial com, por exemplo, a entrada de novas tecnologias.
Profissões do passado… e do futuro!
LEIA TAMBÉM:
RELACIONAMENTOS: DF tem mais de 65 mil sugar daddies e cerca de 11 mil sugar mommies
OLIMPÍADAS BIÔNICAS: conheça atleta do DF que vai competir na Suíça
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.