Programa vai reunir leis voltadas à população idosa no Paraná

Programa vai reunir leis voltadas à população idosa no Paraná

Um programa vai reunir todas as legislações voltadas à população idosa no Paraná. A iniciativa, chamada de ‘Paraná Amigo da Pessoa Idosa’, tramita em regime de urgência na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) e já recebeu parecer favorável da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Entre as principais medidas propostas pelo Governo, estão a criação da Rede de Atenção à Pessoa Idosa, promoção de atividades culturais e instituição de bolsas para idosos em situação de vulnerabilidade social e cuidadores.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, explica que o objetivo do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa é fortalecer a autonomia das pessoas com mais de 60 anos.

  • Veja mais: Paraná pretende aumentar a Inteligência Artificial no serviço público

O conjunto de normas também propõe a adaptação estrutural dos espaços públicos, garantindo acessibilidade das pessoas idosas na vida comunitária. Em relação ao valor das bolsas para idosos em vulnerabilidade e cuidadores, a estimativa de investimento é de R$ 7 milhões por ano. O projeto também prevê qualificação técnica para as cidades que aderirem ao programa. A ideia é que seja prestada assessoria técnica e financeira aos municípios na elaboração de políticas públicas.

Segundo projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até 2027, o número de pessoas com mais de 60 anos morando no Paraná deve superar a proporção daquelas com menos de 15 anos. Apesar da aprovação na Alep, o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa vai entrar em vigor no próximo ano, quando há previsão orçamentária para execução.

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.