R. F. Kuang: lançamento no Brasil, “Impostora” faz sátira do mercado editorial

A nova obra de um dos maiores nomes da literatura de fantasia, R.F. Kuang, chega ao Brasil: “Impostora: Yellowface”, primeiro livro de ficção contemporânea da autora sino-americana.

A obra será publicada pela Intrínseca em agosto, e levou ganhou o Goodreads Choice Awards e o British Book Awards de Livro do Ano — já recebido anteriormente por R.F. Kuang com “Babel ou a necessidade de violência”.

Kuang decidiu abordar os bastidores de uma indústria que ela conhece bem: o mercado editorial. O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista pouco confiável June Hayward, uma escritora frustrada com o fracasso da própria carreira que decide tomar uma atitude extrema.

Hayward é uma jovem formada em Yale que acreditava ter um futuro brilhante como escritora diante de si, mas sua empolgação se transforma em amargor quando ela publica seu primeiro livro e acaba com exemplares encalhados nas livrarias, sem o apoio de sua editora.

A jovem tem inveja de Athena Liu, sua colega de faculdade que alcançou o sucesso comercial como autora. Para Hayward, Liu é queridinha dos críticos literários e, por conta de sua ascendência chinesa, um nome mais atrativo para as editoras.

Ao presenciar um acidente que leva à morte de Athena Liu, ela decide roubar o manuscrito da colega e publicá-lo sob o pseudônimo de Juniper Song, um nome racialmente ambíguo.

Hayward recebe tudo que sempre sonhou: sucesso, dinheiro e reconhecimento. Mas logo começam a circular os rumores de plágio e as acusações de ter falsificado sua identidade racial, enquanto o fantasma de Athena Liu segue pairando sobre ela.

Quem é a autora R.F. Kuang?

R.F. Kuang se inspirou em sua própria experiência como escritora de ascendência chinesa para criar a história de “Impostora: Yellowface”.

Vencedora dos prêmios Nebula e Locus por “Babel ou a necessidade de violência”, Kuang também é autora da trilogia best-seller “A Guerra da Papoula” — que foi indicada a diversos prêmios, incluindo o Hugo — e por dois anos consecutivos recebeu o British Book Awards, por “Babel” e “Impostora: Yellowface”.

No novo livro, ela reflete sobre o preconceito que nem sempre aparece de forma explícita no mercado editorial, apropriação cultural, o peso das redes sociais para a existência de uma cultura do cancelamento, a importância da diversidade na arte e a existência de falsos aliados.

“Impostora: Yellowface” chega ao Brasil pela Intrínseca / Divulgação/ Intrínseca
  • Título: “Impostora: Yellowface”
  • Autora: R.F. Kuang
  • Tradução: Yonghui Qio
  • Páginas: 352
  • Editora: Intrínseca
  • Preço: R$ 59,90 (impresso) | R$ 39,90 (e-book)
  • Lançamento no Brasil: 2024

Este conteúdo foi originalmente publicado em R. F. Kuang: lançamento no Brasil, “Impostora” faz sátira do mercado editorial no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.